Skip to main content

Iniciativa do Banco Santander e Accenture executada pela Aliança Empreendedora oferece formação a microempreendedores.

São mais de oito milhões de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil, segundo dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal. Trabalhar de forma autônoma como alternativa é uma das razões que explicam o grande crescimento no número de pequenos empreendedores formalizados, considerando que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 13 milhões de pessoas desempregadas atualmente no Brasil.

Apesar de muitas vezes serem responsáveis por dar novo ânimo à economia de suas regiões, os microempreendedores podem enfrentar desafios na gestão e execução de seus negócios. Atenta a essa realidade, o Santander, a Accenture e a Aliança Empreendedora lançou recentemente o novo site do programa Parceiros em Ação, que apoia o desenvolvimento de pequenos negócios espalhados pelo Brasil.

O programa, criado em 2013 pelo Banco Santander, conta com o apoio da Accenture, e executado pela Aliança Empreendedora, tem como objetivo fortalecer os negócios de microempreendedores de cidades onde existem ações do Prospera Santander Microcrédito. A partir de formações e capacitações em gestão para os microempreendedores locais, o Parceiros em Ação tem o intuito de possibilitar que essas pessoas continuem gerando sua própria renda, contribuindo com a economia de suas regiões, fortalecendo a rede local.

Desde que foi lançada, a iniciativa já apoiou diretamente mais de quatro mil empreendedores em mais de 40 cidades de dez estados brasileiros.

Cursos online

Para aqueles que não estão em uma das cidades por onde a Caravana irá passar ou não podem frequentar os encontros, o Parceiros em Ação oferece os cursos online. Em formato gratuito, as formações sobre gestão de negócios podem ser feitas a qualquer hora e de qualquer lugar. Para participar dos cursos, basta acessar o site do Parceiros em Ação, criar um login e fazer a inscrição no curso que tiver interesse.

Entre os temas das videoaulas estão educação financeira, precificação, expansão do negócio, divulgação, organização e planejamento. Os cursos também contam com materiais extras como planilhas e artigos para download.

Caravana Parceiros em Ação

Com o modelo itinerante, são oferecidas capacitações de cinco dias consecutivos, cada um com um tema específico relacionado à gestão. A ideia é ampliar o escopo de cidades e estados brasileiros atendidos, contribuindo para o desenvolvimento de mais microempreendedores.

O novo site da iniciativa traz um mapa que mostra por onde a Caravana já passou. Empreendedores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe já tiveram a chance de participar das formações.

Deixe um Comentário