Skip to main content

Projeto passa a se chamar Tecendo Sonhos e dará continuidade ao trabalho de combate ao trabalho análogo a escravidão na cadeia de moda de São Paulo, por meio do empreendedorismo

A Aliança Empreendedora foi uma das organizações selecionadas em edital da BrazilFoundation. A parceria é para a continuidade das ações de apoio a microempreendedores imigrantes donos de oficinas de costura na grande São Paulo, em sua maioria bolivianos, com o projeto Uma Mensagem para a Liberdade, que agora passa a ser intitulado Tecendo Sonhos.

O projeto tem como foco o combate ao trabalho análogo à escravidão existente na cadeia de moda com imigrantes latinos, em sua maioria bolivianos, que atuam em condições precárias de trabalho em oficinas de costura na cidade de São Paulo, através do empreendedorismo.

Com a parceria pretende-se consolidar as ações realizadas em 2014, dando continuidade nos trabalhos desenvolvidos em advocacy, capacitação de microempreendedores donos de oficinas de costura, e na solução tecnológica criada, a startup Alinha.

As ações de advocacy ocorrem por meio do Conselho Consultivo do projeto, composto por diferentes organizações que atuam com o tema, com a participação em eventos, construção de parcerias e com a presença da Aliança Empreendedora no COETRAE-SP – Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo.

Já o trabalho com os microempreendedores será realizado por meio da consolidação da metodologia de apoio às oficinas de costura, com as capacitações de gestão e comportamento empreendedor. Três organizações aliadas irão receber neste ano o repasse da metodologia para assim replicá-la e capacitar 40 imigrantes donos de oficinas de costura, e mais 10 imigrantes que querem iniciar seu negócio. A frente de atuação com uma solução tecnológica será por meio da continuidade ao apoio a startup Alinha, um portal na internet destinado a donos de oficinas de costuras de São Paulo e varejistas de confecções. Agora a proposta é de fortalecer a tecnologia já desenvolvida, por meio de uma atuação em conjunto na aceleração das oficinas que serão treinadas no projeto.

Para Cristina Filizzola, coordenadora administrativa da Aliança Empreendedora em São Paulo, a continuidade das ações do projeto dará aos empreendedores ferramentas para melhorar as condições de trabalho. “O projeto permite a inserção social desses imigrantes como empreendedores, esperamos que com esse conjunto de ações, ao final do projeto eles se reconheçam dessa forma e levem à suas oficinas condições mais justas de trabalho, conseguindo ter uma atuação de igualdade dentro da cadeia de moda de São Paulo com os varejistas que a integram”, fala a coordenadora.

Sobre a BrazilFoundation

A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Em 15 anos, a Fundação já arrecadou mais de US$ 35 milhões que foram investidos em iniciativas sociais nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Socioeconômico e Direitos Humanos. Os recursos levantados permitiram à BrazilFoundation identificar, financiar e monitorar mais de 400 projetos sociais em 26 estados brasileiros, beneficiando diretamente milhares de pessoas. Saiba mais em no site da BrazilFoundation.

Logo_BrazilFoundation_Traco

Conheça mais sobre as ações já realizadas pelo projeto Tecendo Sonhos – Uma mensagem Para a liberdade:

Folha de S. Paulo fala sobre atuação da Aliança Empreendedora em matéria sobre oficinas de costura de bolivianos em São Paulo-SP

Aliança Empreendedora e Fundação Rockefeller capacitaram imigrantes latinos a empreender uma cadeia da moda mais justa em São Paulo

Startup parceira do projeto “Uma mensagem para a liberdade” vence Social Good Brasil

Agosto marca início dos treinamentos de empreendedores do projeto Uma mensagem para a liberdade

Deixe um Comentário