Skip to main content
Equipe da YBI, Aliança Empreendedora e Brasil Júnior no lançamento do programa

Equipe da YBI, Aliança Empreendedora e Brasil Júnior no lançamento do programa

O Programa Youth Business Brasil ou Geração Empreendedora, como será conhecido no Brasil, será executado por uma parceria entre importantes organizações sociais brasileiras, focadas no fomento ao empreendedorismo

A Youth Business International e a Aliança Empreendedora anunciaram no dia 20 de março no Rio de Janeiro, durante o Congresso Global de Empreendedorismo, a criação do primeiro programa nacional de empreendedorismo para jovens empreendedores brasileiros, que irá dar aos jovens de comunidades de baixa renda o apoio de que precisam para começar seu próprio negócio.

Youth Business Brasil / Geração Empreendedora, como o programa será conhecido, vai oferecer um abrangente pacote de apoio integrado, incluindo formação empreendedora, acesso a financiamento e apoio de mentores para os futuros empreendedores, que deverão ter entre 18 e 35 anos de idade.

O Programa Geração Empreendedora será executado por uma rede de organizações brasileiras, coordenadas pela Aliança Empreendedora, e terá como seus principais parceiros estratégicos e de expansão, o Programa Conexão (http://programaconexao.org.br/) e a rede de empresas juniores, representadas pela Brasil Junior (http://www.brasiljunior.org.br/site).

A visão é a de criar uma iniciativa de rede e multi-setorial que vai envolver o setor social, as instituições financeiras e de microfinanças, os atores públicos, e setor privado, todos atuando em conjunto para fornecer uma um apoio de qualidade aos jovens empreendedores brasileiros.

“Estamos extremamente entusiasmados com o lançamento do Programa Youth Business Brasil”, disse Andrew Devenport, CEO da Youth Business International. “Temos trabalhado no Brasil em parceria com o Programa Conexão desde 2009 e esta nova estratégia liderada pela Aliança Empreendedora e incorporando Brasil Júnior nos dá a oportunidade de aumentar drasticamente e reforçar o apoio que está já disponível para jovens empreendedores brasileiros mais desfavorecidos. Nós estendemos nossos agradecimentos aos parceiros globais da YBI, Accenture e Bank of America / Merrill Lynch pelo apoio financeiro inicial para esta iniciativa e os parabenizamos como “sócios fundadores” que se unem a nós para tornar tudo isto possível.”

“Estamos muito otimistas com esta parceria e acreditamos verdadeiramente que a melhor maneira de promover o empreendedorismo entre os jovens é a construção de uma forte rede nacional de parceiros importantes empenhados para esse fim. A Aliança Empreendedora terá como principal papel estruturar essa rede nacional e fornecer o apoio técnico para se certificar de que o jovem empreendedor vai receber o apoio mais completo e integral “, Disse Lina Useche Kempf, Co-fundadora e Presidente da Aliança Empreendedora

O programa Geração Empreendedora será pilotado durante 2013 e testado em cinco cidades durante 2014, e posteriormente lançando para 15 cidades em 3 anos e apoiar um número estimado de 1.000 negócios liderados por jovens empreendedores

A iniciativa terá como base a experiência brasileira e metodologia combinada com boas práticas globais derivados através da rede mundial YBI, que opera em mais de 36 países ao redor do mundo e tem como seu Presidente Sua Alteza Real o Príncipe de Gales.

O lançamento de Youth Business Brasil / Geração Empreendedora foi realizada no Rio de Janeiro no Global Entrepreneurship Congress 2013, que 2009 tem contribuído para a expansão do ecossistema empreendedor, conectando indivíduos ao redor do mundo que trazem ideias e opiniões distintas e transformam inovação em realidade.

Sobre Youth Business Internacional

Fundada em 2000 por Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, Youth Business International (YBI) é uma rede global de independente, sem fins lucrativos, que tem como missão apoiar iniciativas para ajudar os jovens a começar e fazer crescer seu próprio negócio e criar emprego. A YBI  apoia jovens empreendedores desfavorecidos, em todo o mundo, com uma combinação de formação, acesso ao capital, e mentoria e serviços de desenvolvimento de negócios.

Os membros da YBI já tem apoiados mais de 100.000 pessoas jovens a criar o seu próprio negócio e gerar empregos. Cerca de 70% dessas empresas continuam operando e crescendo, depois de três anos, com muitos deles criando níveis significativos de emprego e benefícios adicionais para as suas comunidades.

Mais informações:  www.youthbusiness.org

Deixe um Comentário