Skip to main content
Imprensa

Metodologia Escalada Empreendedora é certificada como Tecnologia Social pela Fundação do Banco do Brasil

By 28 de setembro de 2011novembro 5th, 2014No Comments


A metodologia “Escalada Empreendedora”, criada pela Aliança Empreendedora e aplicada por ela e por organizações sociais aliadas para o apoio a microempreendedores de baixa renda de todo o Brasil, passa a compor o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil (FBB), disponível no site www.tecnologiasocial.org.br, e concorrerá à próxima etapa do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

Essa é uma das principais etapas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 e 264 tecnologias foram certificadas. Agora, essas tecnologias serão pontuadas segundo os critérios de efetividade, nível de sistematização da tecnologia e resultados qualitativos e quantitativos e, em seguida, serão declaradas finalistas as 3 tecnologias, por categoria, que obtiverem as médias mais elevadas. Quatorze técnicos participaram das avaliações nessa etapa e verificaram, principalmente, se as TSs inscritas atendiam aos critérios listados no regulamento.

O Prêmio está em sua sexta edição e recebeu 1116 inscrições. O número ultrapassou as expectativas e indica que comunidades, governos e instituições sem fins lucrativos, de todo o país, estão atuando na busca por efetivas soluções para problemas de alimentação, saúde, renda, meio ambiente, educação, recursos hídricos, habitação e energia. As iniciativas inscritas versam, principalmente, sobre educação (530) e o Estado São Paulo contabilizou o maior número de projetos inscritos (237).

Vale lembrar que serão nove prêmios no valor de R$ 80 mil cada – cinco serão para as categorias regionais (um para cada região do País) e um para cada categoria especial: “Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil”; “Gestão de Recursos Hídricos”; “Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais”; e uma nova categoria: “Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza”. O Prêmio conta com o patrocínio da Petrobrás e o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.

Concedido a cada dois anos, a premiação tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

A relação das Tecnologias Sociais certificadas será disponibilizada no site da Fundação Banco do Brasil e os finalistas serão comunicados formalmente. A premiação das nove vencedoras acontecerá em novembro, em uma Cerimônia em Brasília/ DF.

Fonte: http://www.fbb.org.br/reporter-social/noticias/fundacao-bb-divulga-lista-com-tecnologias-sociais-certificadas.htm

Deixe um Comentário