Skip to main content
BlogNotícias

Jornal Hoje fala sobre projeto resultante da parceria entre Aliança Empreendedora e Serasa Experian

By 10 de setembro de 2014novembro 5th, 2014No Comments

Projeto Saúde Financeira para Microempreendedores, resultado da parceria entre Aliança Empreendedora e Serasa Experian, é tema do quadro A Sala de Emprego, do Jornal Hoje. Reportagem foi ao ar no dia 8 de setembro mostrando como funciona o projeto e dando dicas para microempreededores. Confira:

Projeto ajuda microempreendedores com educação financeira e gestão

Brasil tem oito milhões de micro e pequenas empresas. De cada 100 microempresas, 24 não chegam ao segundo ano.

A Sala de Emprego dessa segunda-feira (8) fala sobre micro e pequenos empreendedores. Atualmente, o Brasil tem mais de oito milhões de micro e pequenas empresas e, de cada 100, 24 não chegam ao segundo ano. Pensando nisso, a Serasa Experian e a ONG Aliança Empreendedora criaram um projeto para promover a mudança na maneira de pensar dos microempreendedores. Clique aqui e saiba como participar do projeto.

O programa, voltado para microempreendedores de baixa renda, leva conhecimento sobre saúde financeira, com foco em gestão, análise financeira do negócio e regularização das dívidas, quebrando o ciclo de pobreza que permeia grande parte desse público. A equipe de voluntários do Programa Sonhos Reais agem como mentores dos empreendedores.

As tarefas na lanchonete de José e Edilsa Maria da Silva são bem divididas. Ele cuida dos clientes e ela prepara a comida. Porém, o comércio, montado na frente de casa, precisa mesmo de um “empurrão”. “Anos que a gente está aqui e não estamos vendo crescimento e nós queremos crescer”, afirma Edilsa.

A ajuda para o casal chegou pelo programa da Serasa. “Quanto mais você discriminar os gastos, mais fácil fica de você visualizar e de você realmente ver para onde o dinheiro está indo, onde está sendo gasto”, afirma Larissa Mukuno, mentora do Serasa Núbia Rodrigues.

O maior erro do casal é misturar as despesas de casa com as da lanchonete. É preciso separar tudo, até a conta do supermercado. “Passar no caixa do supermercado primeiro todos os produtos do bar e fechar a conta. Depois, passar só os produtos de casa para ter notas fiscais diferentes”, orienta Larissa.

O casal também mantém uma conta no banco sem uso e que custa caro. “Fazendo uma conta simples de quanto você paga de conta bancária por ano, são R$ 540 só na conta bancária. R$ 540 é muita coisa”, diz a mentora.

Depois de muitos gráficos, números e cálculos, José já sonha com um novo futuro: “A gente programa para sobrar um dinheiro para, no próximo ano, tentar abrir mais uma coisa e tentar subir e não diminuir”.

A Serasa se prepara para chegar a outros estados. “A ideia é que amanhã a gente esteja nas principais regiões do país, regiões em que haja uma vulnerabilidade social forte, regiões mais carentes”, afirma Andréa Santos Regina, gerente responsável pelo programa de saúde financeira da Serasa.

Principais motivos para o fechamento de pequenas empresas:

– Falta de planejamento prévio;
– Deficiência na gestão empresarial;
– Falta de comportamento empreendedor.

O que é preciso para dar certo:

– Maior tempo de planejamento para conhecer melhor o mercado antes de abrir a empresa;
– Aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizada com as tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação;
– Experiência prévia ou conhecimentos no ramo influenciam a permanência das empresas no mercado;
– Ter um plano de ações para atingir as metas, objetivos e saber aonde quer chegar.

O vídeo com a reportagem pode ser conferido na íntegra no site do Jornal Hoje.

Deixe um Comentário