Skip to main content

A ferramenta foi criada pela Aliança Empreendedora com base em sua metodologia, para medir o impacto no desenvolvimento de habilidades empreendedoras dos beneficiados

Pela primeira vez, a ferramenta de avaliação de impacto desenvolvida pela Aliança Empreendedora, o IIE – Índice de Inclusão Empreendedora, será utilizada como ferramenta de avaliação em um projeto externo: na Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE), realizada pela Fundação Telefônica Vivo.

A Plataforma é um projeto de apoio a jovens empreendedores que atuam com tecnologia e que ocorre nas seguintes regiões do Brasil: Acaraú – CE, Caicó – RN, Codó – MA, Inhapi – AL, Vale do Jequitinhonha – MG, Santa Cruz Cabrália – BA, Santarém – PA e São Paulo – SP. O IIE será utilizado como ferramenta de avaliação do impacto que a participação dos jovens na PDE traz para o desenvolvimento dos mesmos como empreendedores. De acordo com a gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Patricia Santin, “o objetivo dessa avaliação é que, por meio dos resultados, a Fundação Telefônica Vivo possa fortalecer ainda mais a PDE e o protagonismo junto aos jovens”.

Atualmente a Aliança Empreendedora é responsável pela execução de uma das fases da Plataforma, em parceria com o Instituto Quintessa. Nessa etapa, 30 jovens empreendedores têm seus projetos de negócio incubados e acelerados pelo programa.

Caroline Appel, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Aliança Empreendedora, explica que para o uso da ferramenta foi necessário um trabalho de reestruturação e adaptação do índice. “Foram necessárias algumas alterações para que a ferramenta se adequasse às necessidades de avaliação da Fundação Telefônica Vivo tendo em vista que, ao longo da PDE, são trabalhados conteúdos específicos em relação à tecnologia e desenvolvimento de aplicativos“, explica.

Sobre o IIE – Índice de Inclusão Empreendedora

O Índice de Inclusão Empreendedora é uma ferramenta de avaliação de impacto criada pela Aliança Empreendedora e aplicada em todos os projetos desenvolvidos pela organização.

Essa ferramenta tem o objetivo de medir o avanço do empreendedor apoiado, não pelo sucesso do negócio, mas sim pelo seu crescimento pessoal, em termos de perfil empreendedor, conhecimentos e rede de contatos, que irão se refletir no crescimento do negócio e na renda gerada.

O IIE é dividido em quatro partes, que avaliam características e habilidades necessárias para qualquer empreendedor: Quem sou (competências empreendedoras), O que sei (conhecimentos gerenciais), Quem conheço (rede de contatos) e O que ganho (renda e crescimento do negócio). A medição é feita antes das capacitações, e após o término delas, por meio de algumas atividades, que levam o empreendedor a se autoavaliar em cada uma destas áreas.

Além de funcionar como avaliação individual para o empreendedor, e dimensionar o impacto do projeto, o IIE ajuda o educador que está acompanhando o empreendedor ou o grupo de empreendedores a conhecer o seu perfil e planejar a intervenção com base nas principais necessidades de conhecimento e desenvolvimento identificadas pela aplicação da ferramenta.

Saiba mais sobre a PDE:

www.fundacaotelefonica.org.br

Em parceria inédita, Aliança Empreendedora e Fundação Telefônica Vivo apoiam jovens empreendedores por meio de incubação de projetos com tecnologia

Deixe um Comentário