Skip to main content

O mês do empreendedorismo foi marcado pelo Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo 2017, uma iniciativa da Aliança Empreendedora em parceria com o Bank of America Merrill Lynch.

Um dia para reconhecer, conectar, inspirar e fortalecer o ecossistema de apoio ao microempreendedor brasileiro. O Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo 2017 aconteceu no dia 24 de novembro, no Faria Lima Financial Center em São Paulo-SP, e reuniu mais de 80 convidados entre autoridades, empresas parceiras, organizações mapeadas e empreendedores.

Logo no começo da manhã, foram apresentados os primeiros recortes do Mapeamento, pesquisa que está sendo trabalhada desde janeiro de 2017, também resultado da parceria entre Aliança Empreendedora e Bank of America Merrill Lynch. O principal objetivo da iniciativa como um todo é que os microempreendedores, apoiadores e demais atores desse ecossistema possam se reconhecer, conectar, colaborar e coordenar esforços para fortalecer o setor de microempreendedorismo no Brasil.

“Esperamos que o Mapeamento sirva como uma base de informação tanto para nós, quanto para todo o público envolvido no ecossistema de microempreendedorismo. Queremos que ele seja construído em conjunto, porque ele não é nosso. Nós apenas agimos porque ninguém havia feito antes, mas a ideia é que o Mapeamento seja alimentado pelas próprias instituições participantes para que possam gerar seu próprio benefício e também nos permitir ter uma lente sobre esse ecossistema que é pouco conhecido”, comenta Thiago Fernandes, Head of LATAM – Enviromental, Social and Governance no Bank of America Merrill Lynch.

O Mapeamento foi apresentado pela Diretora de Desenvolvimento e Pesquisa e Cofundadora da Aliança Empreendedora, Helena Casanovas e pela pesquisadora responsável, Nadir França, que trouxeram em primeira mão o perfil das organizações de apoio a microempreendedores brasileiros, dados, informações, desafios e oportunidades. A pesquisa identificou por exemplo, que 44% delas são especializadas em atender um público específico ou tipo de negócio, e que mulheres e jovens são o focos dessas organizações de apoio, com 20% e 19,4%, respectivamente.

Além disso, está sendo desenvolvido um Mapa Digital, uma plataforma em que será possível encontrar a localização das organizações que apoiam microempreendedores pelo país, identificá-las por público-alvo e tipo de apoio. oferecido. Você pode conferir uma prévia do Mapa Digital e baixar o Sumário Executivo aqui: www.mapeamento.org.br

“A partir desse estudo, a ideia é iniciar um processo de fortalecimento do ecossistema. A partir do momento em que as organizações começam se reconhecer, a se conhecer, nossa ideia é que elas se conectem e a partir dessas conexões, dessa troca de aprendizados comece a se fortalecer o ecossistema”, diz Lina Maria Useche, Diretora Executiva e Presidente da Aliança Empreendedora.

Após o lançamento do Mapeamento, especialistas e referências do setor tomaram conta do palco no Painel Inspiração. Os temas abordados foram: Empreendedorismo feminino, com Ana Fontes, Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, e Sandra Boccia, diretora de redação de “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e de “Época NEGÓCIOS”; Empreendedorismo jovem com Rodrigo Brito, Cofundador da Aliança Empreendedora e Gerente de Operações da Coca Cola Brasil, e com a empreendedora Marcele Porto, vencedora do Prêmio Citi 2016 e dona do negócio Beers Five Hostel House; Afro-empreendedorismo com Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, e Sergio All, fundador da AfroBusiness; e Empreendedorismo rural e floresta com Vladir Ortega, Consultor em Meio Ambiente e Claudio Padua, Fundador da Ipe.

Na parte da tarde, as organizações presentes no evento que se cadastraram no Mapeamento e que apoiam microempreendedores em todo o Brasil, participaram de uma atividade para discutir e levantar ideias para fortalecer o ecossistema em que atuam.

Sobre o Mapeamento

O Mapeamento (WWW.MAPEAMENTO.ORG.BR) tem o objetivo de identificar e evidenciar as organizações públicas, privadas e mistas que apoiam a criação e/ou o fortalecimento de microempreendimentos no país.

A partir das respostas coletadas, está sendo criado o primeiro Mapa do Ecossistema de Apoio ao Microempreendedor Brasileiro. Por meio dele, microempreendedores, apoiadores e demais atores do ecossistema podem se reconhecer, conectar, colaborar e coordenar esforços para fortalecer o setor de microempreendedorismo no Brasil.

No segundo ano do projeto, que se inicia em 2018, será publicado o relatório completo e publicações com os principais temas que integram o cenário de microempreendedorismo no Brasil.

Deixe um Comentário