Skip to main content

Capacitação online é realizada em parceria com o Instituto C&A e contou com o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru, da Prefeitura de Caruaru

Autonomia no negócio, empoderamento feminino e melhora na qualidade de vida. Esses serão alguns dos aprendizados que 80 costureiras e artesãs de Caruaru terão com a chegada do Tecendo Sonhos, programa da Aliança Empreendedora, a região de Caruaru e Toritama em Pernambuco. De 25 de maio a 5 de junho elas participarão de um curso online e gratuito sobre empreendedorismo, em parceria com o Instituto C&A, e o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru e da Prefeitura de Caruaru.

As aulas abordarão assuntos relacionados à gestão e auxiliarão as empreendedoras a enfrentar os desafios do dia a dia e buscar soluções para o negócio. Gestão financeira, vendas online e relação com fornecedores serão alguns dos temas abordados, levando em conta o contexto da crise atual. “O Tecendo Sonhos trabalha em rede para gerar transformações reais na cadeia produtiva têxtil. Por isso, realizamos um diagnóstico para entender quais são as demandas das empreendedoras da região e montamos uma grade de conteúdos para auxiliá-las da maneira mais eficaz”, afirma Cristina Filizzola, coordenadora do programa na Aliança Empreendedora, que desde 2014 promove relações de trabalho dignas na cadeia têxtil da cidade de São Paulo.

Segundo diagnóstico realizado pela Aliança Empreendedora em parceria com o Instituto C&A, a maioria dessas mulheres possuem pequenas facções de costura, muitas delas informais, e realizam uma parte da cadeia produtiva. De acordo com a coordenadora do programa, o processo de produção atual pode melhorar se o empreendedorismo e o empoderamento feminino forem incentivados. “Algumas já desenvolvem seus próprios produtos e os vendem na feira de maneira informal. Trazê-las para a formalidade e investir na formação é uma estratégia essencial para que aumentem a renda familiar”, completa.

IMG_0121

Treinamento com lideranças e empreendedoras locais aconteceu presencialmente na primeira semana de março

“O Tecendo Sonhos dá ferramentas para que essas mulheres alcancem a autonomia no trabalho e melhorem a qualidade de vida, na medida que fortaleçam a fé em si mesmas. A parceria com o programa é muito importante para a nossa região, pois nos ajuda a pensar e colocar em prática estratégias que transformam a vida dessas mulheres”, destaca Juliana Gouveia, Secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru.

Cadeia têxtil no Agreste de Pernambuco

O Agreste Pernambucano é o segundo maior polo de confecção têxtil no Brasil. Levantamento realizado pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), estima a existência de pelo menos 14.000 empreendimentos na região, entre formais e informais, e mais de 100.000 pessoas envolvidas diretamente na produção.  Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, estima-se que, para cada quatro empresas informais, há apenas uma formalizada.

Aulas online e inscrição

As aulas terão um total de 15 horas de capacitação, com certificado, e serão totalmente online. “Para tornar mais acessível optamos por trabalhar com as plataformas WhatsApp e Google Meet. Nelas, conseguimos passar todo o conhecimento e dar o suporte necessário às alunas”, comenta Cristina.

Sobre o Tecendo Sonhos

Desde 2014, a Aliança Empreendedora realiza o programa Tecendo Sonhos que promove relações de trabalho dignas na cadeia têxtil e consumo consciente na cidade de São Paulo, e em 2020 expandiu suas atividades para o Agreste Pernambucano.

Para mais informações: https://aliancaempreendedora.org.br/tecendosonhos/

Deixe um Comentário