Skip to main content

O concurso é uma iniciativa da marca Brilhante realizada em parceria com a Aliança Empreendedora, com o objetivo de reconhecer e valorizar histórias de mulheres empreendedoras, criando exemplos e empoderando mais mulheres nesse processo.

Mais de 1400 alunas que passaram pela Escola Brilhante em 2016 contaram suas histórias e enviaram a sua inscrição para o concurso Hora de Brilhar 2016. Dessas, o restrito número de dez mulheres foram selecionadas como finalistas, entre iniciantes e atuantes, para receber treinamentos especializados on-line, treinamentos presenciais em São Paulo e mentoria de um especialista. Na etapa final, duas mulheres venceram o prêmio e levaram para investir em seus negócios 5 mil reais: Ariane Santos (Atuante) e Bruna Salatta (Iniciante).

ARIANE REGINA DOS SANTOS – 30 anos – Badu Design

Ariane

Ariane é natural de Piraquara no Paraná, região metropolitana de Curitiba, onde está localizada a sede do seu empreendimento: a Badu Design, que é um negócio social o qual oferece aos seus consumidores produtos sustentáveis usando resíduo têxtil feitos por mulheres em vulnerabilidade social.

A Badu Design surgiu em um momento de muita dificuldade em sua vida. Depressiva e sem dinheiro, com apenas R$ 30, Ariane decidiu comprar material e fazer o que em sua época de faculdade era um hobby, cadernos e agendas estilizados. E foi aí que nasceu o seu negócio. Com isso, ela viu a oportunidade de levantar a vida de outras mulheres, formando artesãs e grupos produtivos, gerando renda de modo simples, barato e sustentável.

BRUNA SALATTA – 25 anos – Telúrica

Bruna

Bruna é da capital de São Paulo, e apresentou o seu grande sonho e desafio: a Telúrica, negócio de bolsas, mochilas e roupas feitas artesanalmente com produtos que não possuam origem animal.

A ideia surgiu quando a Bruna ainda tinha 15 anos, na época, ela começou a criar bolsas e mochilas com tecidos reutilizados de calças e camisas comprados em brechó, que ela mesmo desmontava e criava bolsas e roupas personalizadas. Não muito tarde, seus amigos começaram a notar, elogiar e fazer encomendas. E a partir disso, ela decidiu fazer cursos de corte e costura para se aperfeiçoar ainda mais.

Hoje, como vencedora do concurso, Bruna pode colocar a sua marca no mercado e prosseguir com o seu negócio sustentável.

O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO HORA DE BRILHAR

brilhantes

As dez mulheres que passaram para a primeira etapa do concurso receberam um mês de treinamento on-line e ao vivo, onde eram trabalhados temas diversos sobre negócios: gestão financeira, modelo de negócios, marketing, formalização, entre outros. As aulas aconteciam 2 vezes por semana, e nesse período haviam atividades e desafios para serem cumpridos durante a capacitação.

Depois de um mês de acompanhamento e aprendizado, elas tiveram a oportunidade de ir a São Paulo-SP com tudo pago para participar de treinamentos presenciais e se conectarem ainda mais. Lá, elas puderam conhecer a sede da Aliança Empreendedora, da Unilever e de outros parceiros da iniciativa como: Agência J.W.Thompson, Google e Facebook.

O Facebook apoia práticas que incentivem o empoderamento e empreendedorismo feminino, e por meio do projeto #ElaFazHistoria se prontificou a receber as Mulheres Brilhantes para dar uma aula de introdução à rede social, falando sobre cases, dicas de conteúdo e básico de anúncios.

Já na Thompson, elas receberam treinamento de como apresentar o seu negócio no dia da avaliação final, que seria no dia 30 de março. A primeira parte da avaliação final aconteceu no Google e a parte da tarde foi na sede da Unilever, onde as dez empreendedoras apresentaram seus negócios para uma banca de especialistas, e então foram selecionadas as duas empreendedoras destaque de cada categoria para receberem o prêmio e investirem no seu negócio ou ideia de negócio.

Não foi uma decisão fácil. O processo seletivo foi intenso e pode se considerar que todas as mulheres ali selecionadas são grandes vencedoras e levarão para suas comunidades e famílias todo o aprendizado do Hora de Brilhar.

CICLO BRILHANTE

Resultado de uma parceria entre a marca Brilhante, Aliança Empreendedora e Escola de Você, o Ciclo Brilhante que em 2016 completou o seu segundo ano, tem como objetivo empoderar e incentivar mulheres a abrir ou desenvolver seu próprio negócio. O programa já impactou mais de 150 mil mulheres e é composto por 3 fases, das quais a Aliança Empreendedora faz parte da segunda e da terceira fase: Escola Brilhante, curso on-line de empreendedorismo para mulheres que querem abrir ou desenvolver o próprio negócio e o concurso Hora de Brilhar.

Deixe um Comentário