Skip to main content
Casos InspiradoresEmpreendedorismoImpulso Microcrédito

Conheça a história do empreendedor Edinaldo Dias de Souza, a Bike Sport Bicicletaria, e como o crédito cedido pela Impulso – Microcrédito alavancou suas vendas

By 2 de abril de 2011novembro 5th, 2014No Comments
Edinaldo conta a história da Bike Sport Bicicletaria

Edinaldo conta a história da Bike Sport Bicicletaria no Youtube

Edinaldo Dias de Souza tem 34 anos e é dono da Bike Sport Bicicletaria, localizada na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na região metropolitana norte de Curitiba. À medida que a bicicletaria de Edinaldo crescia e os negócios melhoravam, ele começou a promover concursos e passeios ciclísticos na região, tão carente de opções de lazer e locais próximos para a prática de esportes. Se tudo correr como Edinaldo imagina, logo haverá a pista de skate e ciclismo que ele, com a ajuda de lideranças locais, está tentando convencer as autoridades municipais a construir.

Como tantos homens de bem que começam a prosperar, Edinaldo olha ao redor e pensa em estender aos outros o que está recebendo da vida. “Eu quero que o meu bairro melhore e meus vizinhos também tenham a chance de progredir, da mesma forma que eu estou conseguindo”, diz ele, entusiasmado ao mostrar como programou a ampliação da Bike Sport:

“Até agora o nome da bicicletaria está só pintado na parede”, explica. “Quero colocar uma placa grande no alto e abrir outra porta ao lado da porta principal, para fazer duas entradas”, conta Edinaldo, que também planeja transferir a oficina para a parte de trás da loja, mas abrindo uma espécie de janela na parede para ver quem chega enquanto faz os consertos.

Parte do dinheiro necessário para a ampliação da bicicletaria Edinaldo recebeu da Impuso Microcrédito. Iniciativa da Aliança Empreendedora premiada internacionalmente, a Impulso facilita o acesso ao crédito para empreendedores de baixa renda, oferecendo soluções financeiras para o desenvolvimento dos seus negócios. No caso de Edinaldo, o apoio da Impulso foi importante para reduzir as idas e vindas às lojas de peças, que eram várias e diárias.

“Como eu não tinha dinheiro para fazer um estoque, sempre que eu precisava de alguma coisa tinha que ir buscar na hora, pagar com o cartão de crédito e voltar correndo para fazer os consertos”, explica. Graças ao empréstimo que conseguiu na Impulso, deu para fazer uma compra maior de peças e ampliar as opções de acessórios. ”Antes eu tinha apenas um único modelo de selim de bicicleta”, conta, rindo da situação. “Era aquele ou aquele, o cliente não tinha escolha.”

Edinaldo chegou até a Impulso por indicação de um amigo: pediu e recebeu R$ 2 mil, para pagar em seis vezes com taxas de juros bem baixas.

E como Edinaldo chegou até a bicicletaria?

Ironicamente, por causa de um acidente de moto que lhe arrebentou os dois joelhos. “Eu trabalhava como pintor de dia e vigia à noite”, lembra. “Do emprego noturno eu tive que desistir, porque depois do acidente não dava mais para andar tanto, e o diurno estava cada vez mais difícil de levar por causa da escada.”

A idéia da bicicletaria, que ele sempre teve na cabeça, foi posta em prática na cara e na coragem quando um amigo propôs sociedade. Pena que a parceria durou apenas uma semana. “Quando meu amigo desistiu eu fiquei sem chão, porque não entendia nada de consertar bicicleta”, conta. No começo era só no telefone, pedindo ajuda e seguindo as instruções que os amigos davam. “A conta do celular foi alta”, lembra.

Mas como ele não é um cara de desistir fácil, o negócio foi se firmando e logo a Bike Sport precisou mudar de endereço. “O lugar onde eu estava ficou pequeno”, lembra. E pode ficar pequeno de novo: “Meu sonho agora é montar uma distribuidora de peças de bicicleta”, revela Edinaldo, um cidadão como tantos outros: casado, dois filhos e escolaridade encerrada no quinto ano do ensino fundamental, mas um exemplo vivo de que o verdadeiro milagre brasileiro, do qual tanto falam os economistas, são os homens e mulheres simples que povoam o nosso país, perseguindo seus sonhos a despeito das dificuldades e da pouca instrução formal.

Texto de Sonia Stabile.

Confira o depoimento de Edinaldo no canal da Aliança Empreendedora no Youtube.

Deixe um Comentário