Skip to main content
Maria da Páscoa e Elisangela com a equipe da Aliança Empreendedora em Curitiba

Maria da Páscoa e Elisangela com a equipe da Aliança Empreendedora em Curitiba

 

Maria da Páscoa e Elisangela Santos, líderes das “Candangas”, vieram para Curitiba receber a capacitação da Aliança Empreendedora

Na semana do dia 21 de outubro, Maria da Páscoa e Elisângela Santos, líderes da Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Planaltina/ DF – COAESTP (cidade satélite de Brasília), vieram à Curitiba receber a capacitação em empreendedorismo e gestão de negócios da Aliança Empreendedora. Elas produzem bolsas e acessórios feitos de banner, aliando assim, o artesanato e a reciclagem. O negócio foi selecionado pelo quadro Mandando Bem, no Caldeirão do Huck, e agora se chama “Candangas”.

A Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Planaltina/ DF – COAESTP foi fundada em 1998, com o objetivo de gerar trabalho e renda para as mulheres da comunidade de Arapoanga, através da realização de confecção de roupas. Ao longo dos 15 anos de trabalho, acabaram por mudar o foco dos produtos, passando a produzir as bolsas e acessórios feitos de banner.

Maria da Páscoa nasceu no Maranhão, num distrito pertencente ao município de Bacabal, e chegou sozinha em Brasília em 1993 com o objetivo de conseguir um bom emprego, para aí então trazer o marido e os 5 filhos, que haviam ficado no Maranhão. Sua história empreendedora começou logo que se mudou para Planaltina, naquela época a região era carente de serviços públicos, e foi ela quem começou a mobilizar os moradores para fundar a primeira associação de bairro para que pudessem barganhar com o município as melhorias necessárias para a região. Depois de fundar uma associação e uma cooperativa de trabalho, Maria da Páscoa fundou a COAESTP para oferecer as mulheres da comunidade, uma alternativa de geração de renda. Logo depois a Elisângela se juntou a cooperativa, e então começaram a pensar em artesanato com materiais recicláveis. Hoje as bolsas de banner são o carro chefe da cooperativa, fornecendo bolsas para eventos, congressos e seminários da região.

Durante a visita a sede da Aliança Empreendedora em Curitiba, elas puderam, além de receber a capacitação, visitar e trocar experiências outros grupos de mulheres apoiadas pela Aliança Empreendedora em Curitiba. Segundo elas, a capacitação que mais gostaram foi a de vendas e fidelização de clientes. “A forma como vimos o conteúdo aqui foi muito diferente, é uma coisa que fixa na cabeça da gente (sic)”, conta Elisângela.

Para conhecer mais a história das “Candangas”, você pode assistir ao quadro Mandando Bem do Caldeirão do Huck nesse link: http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/mandando-bem/

 

Join the discussion 3 Comments

  • Cássia disse:

    Maravilhoso o trabalho delas, parabéns Candangas.

  • Mona Chamma disse:

    Gostei muito do projeto de geração de renda e o Instituto Givaudan também tem um projeto de geração de renda com aproveitamento de banners e caixinhas de leite e suco com a comunidade do entorno e gostaríamos mutio de melhorar a estrutura comercial para vendas.

    Existe a possibilidade de ajuda no plano de negócios?

    Muito obrigada,

    Mona
    11 37608164

  • Meus parabéns por esta grande contribuição para esta guerreira e o meio ambiente eu assisti este mandando bem foi o melhor e com ações e apoio que poderemos realmente salvar o nosso planeta, pois sem ar,água e solo ninguém vive eu também venho lutando a quase 20 anos em um projeto que conclui em 2007 deste então luto para implantar nas escolas, bairros, repartições publicas, empresas, condomínios, clubes sociais, cooperativas e associações de catadores de lixo o PROGRAMA E PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA SELETIVA E RECICLAGEM KAMARADA, E A CARRETA USINA MOVEL PARA LIXO SECO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS CIDADES E BAIRROS e também a carreta usina móvel para lixo seco BRINQUEDO e a VIRTUAL GAME SIMULAÇÃO este programa tem um formato atrativo para crianças,jovens e adultos, pois o seu formato lúdico e artístico e que atrai, será o verdadeiro show do lixo, visite por favor o blog PALHACICLAGEM e veja a maquete da CARRETA E COLETOR INTERATIVO e as ações, nos ajude a conseguir a realidade TONINHO CAIÇARA

Deixe um Comentário