Skip to main content

A Rede composta por seis cooperativas de catadores da região do Vale do Paraíba participou da capacitação do projeto Aliança EDP de Empreendedorismo Comunitário com o objetivo de capacitá-los para fortalecer as relações comerciais da Rede

Representantes das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que integram a Rede Cata Vale no Vale do Paraíba, participaram no dia 12 de maio de um encontro para encerramento da capacitação e entrega de certificados de participação no projeto Aliança EDP de Empreendedorismo Comunitário. O encontro foi realizado na Cooperativa Jacareí Recicla, em Jacareí-SP.

A Rede Cata Vale foi criada em 2010 e atualmente é composta por seis cooperativas sediadas em cinco municípios do Vale Paraíba: Cooperativa Amigos do Lixo – Guaratinguetá; Cooperativa Futura – São Jose dos Campos; Cooperativa Anjos da Limpeza – Aparecida; Cooperativa São Vicente – São José dos Campos; Cooperativa Jacareí Recicla – Jacareí; e Cooperativa Moreira Cesar Recicla – Pindamonhangaba. No total são 294 catadores de recicláveis cooperados.

Maria Ângela da Silva, 50 anos, é presidente da Cooperativa Moreira Cesar Recicla, já foi presidente da Rede Cata Vale e atualmente é secretária da mesa diretora. Para Maria Ângela a principal mudança com a capacitação se deu com a união das cooperativas na busca dos objetivos da Rede. “Com a capacitação unificamos e integramos melhor a diretoria da Rede. Organizamos as prioridades, o cronograma e a logística para atingir as nossas metas como Rede e em melhorar os acessos para comercialização dos materiais recicláveis coletados pelas cooperativas”, fala Maria Ângela.

rede catavale 2

Com encontros mensais, as capacitações foram aplicadas em um grupo de 17 pessoas que representavam as cooperativas. A metodologia utilizada foi a Caminhos da Reciclagem – criada pela Aliança Empreendedora em parceria com a Gerdau – com a atividade Oficina do Futuro, que aborda temas importantes para o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão da cooperativa, com o intuito de fortalecer cada cooperativa e também a Rede. Por meio dessa metodologia foi desenvolvido um Planejamento Estratégico com o grupo, a partir da discussão sobre os pontos fracos e fortes da organização, oportunidades de desenvolvimento das cooperativas por meio da Rede, motivação e união com o grupo tendo em vista ampliar a comercialização coletiva dos materiais recicláveis.

Marcus Pereira, assessor de empreendimentos da Aliança Empreendedora e responsável por desenvolver as capacitações com a Rede destaca que com o diagnóstico das necessidades do grupo, foi definido o plano de atuação com a Cata Vale. “Apesar d ser seu objetivo, a Rede ainda não comercializava de forma conjunta. Em vista disso, decidimos apoiá-los por meio de assessorias mensais, apresentando ferramentas que os auxiliassem a viabilizar essa ação estratégica da Rede com o objetivo de fortalecer as cooperativas”, fala Marcus.

Aliança EDP de Empreendedorismo Comunitário

O acompanhamento com a Rede Cata Vale foi uma das ações desenvolvidas no projeto Aliança EDP de Empreendedorismo Comunitário, que conta com patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, apoio do Instituto EDP, organização que coordena os projetos socioambientais do Grupo, e realização da Aliança Empreendedora.

O objetivo do projeto é apoiar empreendedores, individuais e coletivos, em gestão e comportamento empreendedor nas regiões de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano e Aparecida. Além disso, desenvolver aliada a capacitação, um Índice de Ecoeficiência organizado como uma metodologia replicável, e com isso, contribuir com o desenvolvimento social, ambiental e econômico nessas comunidades. Além da Rede Cata Vale foram apoiados 56 microempreendedores nas cidades de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano e Aparecida, no estado de São Paulo.

Conheça mais sobre o projeto

Projeto Aliança EDP de Empreendedorismo Comunitário inicia capacitações de 2015 com as turmas cheias

Parceria entre EDP e Aliança Empreendedora conclui segundo ano de capacitações

Deixe um Comentário