Skip to main content
Mulheres de Icapuí durante a visita do projeto

Mulheres de Icapuí durante a visita do projeto

Em setembro e início de outubro acontecem as últimas viagens de acompanhamento aos projetos aprovados no 2º Edital Parceiras em Ação, parceria entre Aliança Empreendedora e Santander. Esses projetos deram início às suas atividades no começo de 2012, são realizados em parceria com organizações sociais em 5 estados brasileiros  e apoiam grupos produtivos com foco em mulheres.

Os grupos apoiados pelos projetos já passaram por várias atividades voltadas às suas demandas específicas de crescimento e desenvolvimento. Alguns receberam equipamentos e melhoria na infraestrutura; e todos estão sendo apoiados com a metodologia Escalada Empreendedora desenvolvida pela Aliança Empreendedora.

As viagens de acompanhamento contam com a participação de responsáveis pelo projeto tanto da Aliança Empreendedora como do Santander, e tem o intuito de dar orientações as Organizações Aliadas para a continuidade dos projetos e também acompanhar o andamento dos empreendimentos apoiados. Durante as visitas são feitas reunião com a Organização e visitas aos empreendimentos.

A visita mais recente, realizada nos dias 18 e 19 de setembro, foi à Fundação Brasil Cidadão localizada em Icapuí – CE, que apoia dois empreendimentos: uma horta e uma casa de farinha.  Os dois grupos tiveram investimento para as suas estruturas de trabalho e estão finalizando seus Planos de Negócios. O desenvolvimento dos grupos é visível e podemos perceber a animação dos participantes com os resultados que estão tendo. Segundo Ivana de Carvalho, da área de Ação Social do Santander, presente na visita, “o projeto que está sendo realizado em Icapuí/CE é um exemplo de iniciativa que valoriza  e fomenta o desenvolvimento local, ajuda a resgatar a auto-estima das pessoas, possibilita a capacitação e o desenvolvimento do trabalho em grupo e mostra a força de comunidades em prol de um objetivo em comum para transformar suas vidas e escrever novas e belas histórias. São projetos como esse que nos motivam a seguir em frente, sermos cidadãos mais conscientes do nosso papel na sociedade e ter a certeza de que estamos no caminho certo trabalhando por um país mais justo e igualitário.”

O próximo contato presencial com os projetos e com os empreendedores acontecerá em novembro, em um Encontro de Integração que será realizado em São Paulo, com o objetivo de avaliar os projetos realizados esse ano, trocar experiências e começar a fazer planos para 2013.

Deixe um Comentário