Skip to main content

1402913_739832216072753_2771331746128210087_o

A startup Alinha, formada por Dariele Santos e Monyse Almeida, foi escolhida como vencedora do Social Good Brasil na última quinta-feira (6), em Florianópolis. Depois de participar de todo o processo de capacitações e dinâmicas do Social Good Lab, a Alinha foi uma das seis finalistas do desafio e agora vai receber um capital semente de R$ X para investir no seu desenvolvimento.

Em parceria com o projeto “Uma Mensagem para a Liberdade”, uma iniciativa da Aliança Empreendedora com financiamento da Fundação Rockefeller, a Alinha está desenvolvendo uma plataforma online composta por um site e um sistema de tecnologia social focada na profissionalização de oficinas de costura e no aumento de sua visibilidade para o mercado. Seu objetivo principal é colaborar para a melhoria das condições de trabalho na cadeia da moda com foco no apoio ao empreendedorismo.

Em seu site, a Alinha faz um diagnóstico das condições de trabalho da oficina e as aproxima de instituições parceiras que possam oferecer apoio (formalização, infraestrutura, melhoria da qualidade dos produtos, microcrédito para produção). Depois do amadurecimento das oficinas, a Alinha aumenta sua visibilidade visando facilitar sua contratação por um mercado formado por confecções, fornecedores e marcas independentes. Os donos de oficinas terão acesso a conteúdos produzidos pela Aliança Empreendedora para o desenvolvimento de habilidades gerenciais e empreendedoras e mesmo as oficinas não formalizadas poderão se cadastrar para receberem indicações de como regularizar sua situação. Também via site, os varejistas vão poder avaliar os serviços das oficinas já regularizadas, aumentando a transparência da cadeia e incentivando a profissionalização da base do setor. A ligação direta entre os dois extremos da cadeia tem por objetivo melhorar a remuneração das oficinas e contribuir para a construção de relações de trabalho mais justas na cadeia da moda.

Sobre a Fundação Rockefeller

Por mais de 100 anos, a missão da Fundação Rockefeller tem sido promover o bem-estar da humanidade ao redor do mundo. Hoje, a Fundação Rockefeller busca atingir sua missão por meio de dois objetivos: contribuindo para o avanço de economias inclusivas que expandem as oportunidades para prosperidade mais compartilhada, e construindo resiliência ajudando pessoas, comunidades e instituições a se prepararem, resistirem e emergirem mais fortes de choques e pressões. Para alcançar estes objetivos, a Fundação Rockefeller trabalha na intercessão de quatro áreas de foco – avançar a saúde, revalidar ecossistemas, garantir a sobrevivência, e transformar cidades – para atacar as causas chave de desafios emergentes e criar mudança sistêmica. A Fundação Rockefeller se esforça para catalisar e escalar inovações transformadoras, criar parcerias improváveis que conectam setores e aceitam riscos que outros não podem – ou não querem.

Leia mais sobre o projeto Uma mensagem para a Liberdade.

Leia mais sobre o Social Good Brasil.

Deixe um Comentário