Aliança Empreendedora carregando
Blog
Social Good Brasil abre inscrições para Lab 2016

Social Good Brasil abre inscrições para Lab 2016

O laboratório acontece em Florianópolis e apoia pessoas de todo o Brasil em projetos que unem tecnologia e impacto social

O Brasil ainda tem muitos problemas sociais, mas também existem milhares de pessoas que colocam a mão na massa para resolvê-los. Isso é o que prova o SGB Lab, programa com inscrições abertas que em três edições já apoiou 250 empreendedores e 120 iniciativas que usam tecnologias e novas mídias por um mundo melhor.

Para se inscrever, basta produzir um vídeo simples explicando o problema social que pretende solucionar e responder a outras três perguntas. O material deve ser enviado até o dia 3 de abril no site sgb.org.br/lab. O Lab é voltado para pessoas que desejam tirar suas ideias do papel, iniciativas existentes que querem validar seu modelo de negócio ou projetos a serem aplicados dentro de empresas privadas. Outras opções que não se enquadram mas que têm pessoas com comportamento super inovador por trás também são válidas.

Desafios em áreas como Saúde e Educação, Igualdade de gênero, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo responsável, Combate às mudanças climáticas, Erradicação da pobreza e da Fome e outros temas relacionadas às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são exemplos de motivações para empreender em um negócio com propósito.

O laboratório tem encontros mão na massa, oferece apoio de especialistas e mentores e acesso à metodologias inovadoras como Design Thinking, Startup Enxuta e Modelo de Negócios Canvas. A proposta é que durante quatro meses os empreendedores consigam prototipar, testar e aperfeiçoar os projetos que podem se tornar coletivos, movimentos, organizações ou negócios sociais para que, ao final do Lab, estejam prontas para o mercado. Ao final, quatro ideias de destaque são selecionadas para se apresentar no Seminário SGB e concorrer a um fundo de investimento semente para contribuir com as suas iniciativas.

Os encontros presenciais acontecem em Florianópolis mas as inscrições estão abertas para pessoas de todo o país Em 2015, foram 401 inscritos de 23 estados. Para Bárbara Basso, coordenadora do Lab, o ambiente de apoio e conexão é o diferencial do programa. “O Lab é o espaço que essas pessoas encontram para trazer suas ideias, validar hipóteses e pensar como a tecnologia pode aumentar o impacto do seu projeto e realmente contribuir para resolver problemas sociais”, ressalta.

Sobre

O Social Good Brasil é uma organização que promove o uso das tecnologias, novas mídias e do comportamento inovador para contribuir com a solução de problemas da sociedade. Foi criada em 2012 a partir da parceria entre o Instituto Voluntários em Ação (IVA) e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom). É liderança no Brasil do movimento global Plus Social Good, encabeçado por um grupo de organizações como Fundação das Nações Unidas.

Serviço:
O quê: Inscrições SGB Lab 2016
Quando: Até 3 de abril
Onde: Florianópolis/SC
Saiba como foi o Lab 2015: https://www.youtube.com/watch?v=-H5rbHgJH-g
Mais informações: sgb.org.br/lab

Comentários