Skip to main content
EmpreendedorismoImprensa

Sebrae dá prêmio para histórias de empreendedorismo feminino

By 4 de novembro de 2011novembro 5th, 2014No Comments

Realizado desde 2004, Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece histórias de mulheres à frente de pequenas empresas e de grupos associativos, em todo o País; interessadas têm até o dia 5 de dezembro para se inscrever

As empreendedoras e empresárias de micro e pequenas empresas do Paraná não podem perder a oportunidade. As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão abertas e seguem até o próximo dia 5 de dezembro. Com o mote “Sua trajetória pode abrir caminho para milhares de outras mulheres”, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas em duas categorias, uma para pequenas empresas e outra, para grupos associativos.

Para participar, as empreendedoras precisam preencher o formulário de inscrição, contando a sua história, destacando a criação do negócio, o desenvolvimento da ideia, e quais são as realizações e contribuições do empreendimento. As interessadas ainda devem preencher um questionário sobre características de comportamento empreendedor, novidade desta edição para ajudar as empreendedoras a medir seu perfil empreendedor.

O material para a inscrição, com as orientações de como escrever a história, está disponível no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br ou, ainda, nos escritórios do Sebrae/PR. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios já recebeu cerca de 14 mil candidaturas, desde a sua primeira edição, em 2004.

A premiação, uma iniciativa do Sebrae, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é dividida nas categorias ‘Pequenos Negócios’, que elege as melhores histórias de proprietárias de microempresas e empresas de pequeno porte, e ‘Negócios Coletivos’, para empreendedoras de grupos de produção formal, compreendendo cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos.

As empreendedoras do Paraná concorrem, nas duas categorias, primeiro à etapa estadual. As vencedoras vão representar o Estado na etapa nacional da premiação, que, além de prêmios e troféus, concede às duas primeiras colocadas, entre todas as finalistas, em cada categoria, uma viagem a um centro de empreendedorismo internacional.

O julgamento das histórias é realizado por avaliadores estaduais e nacionais, que utilizam como instrumento de avaliação o  Modelo de Excelência da Gestão, da FNQ, além do alinhamento aos conceitos de empreendedorismo do Sebrae.

A consultora do Sebrae/PR e coordenadora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Ammanda Macedo, diz que o Prêmio é uma maneira de reconhecer histórias anônimas de mulheres que empreendem com sucesso. “A premiação contribui para que as mulheres tenham o reconhecimento que merecem. Muitas têm histórias de luta e de superação. É uma forma de destacar e, também, homenagear mulheres que fazem tanto pelo País e por suas famílias”, observa Ammanda Macedo.

Segundo dados divulgados, em abril deste ano, pela Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2010, o Brasil conta com 21,1 milhões de pessoas à frente de empreendimentos em estágio inicial (TEA) ou com menos de 42 meses de existência. Desse total, 50,7% são homens e 49,3%, mulheres.

Para a Ammanda Macedo, no empreendedorismo, há um forte equilíbrio entre os gêneros. “Os números mostram a força do empreendedorismo feminino. As estatísticas do mercado profissional, especialmente no empreendedorismo, também mostram o espaço da mulher, que é igualitário. A diferença é que a mulher acumula funções”, avalia a coordenadora estadual.

Para se ter uma ideia da importância das histórias reconhecidas pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, bem como o potencial dos exemplos revelados na premiação, Ammanda Macedo cita a empreendedora Patrícia Paz Silva Giordani, de Vilhena, Rondônia, sócia-proprietária da empresa Moura e Paz – Soluções Ambientais.

Patrícia Paz conquistou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios edição 2010/2011, na categoria ‘Pequenos Negócios’. A brasileira foi selecionada como uma das dez finalistas do Prêmio Empretec para mulheres empresárias 2012, que é promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).  A indicação foi anunciada no mês passado, e a empresária concorre com mulheres do Equador, El Salvador, Etiópia, Jordânia, Nigéria, Panamá, Uganda, Vietnã e Zimbabwe.

A empreendedora foi uma das três escolhidas pelo Sebrae Nacional para concorrer ao prêmio internacional. A UNCTAD é composta por 32 países e cada um deles faz suas indicações.

Inscrições

A inscrição no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios só será considerada completa a partir do preenchimento de todos os campos de ficha de inscrição, que deve conter o relato escrito da empreendedora e do questionário de autoavaliação das características do comportamento empreendedor.

Informações, as interessadas devem acessar o site do Prêmio, www.mulherdenegocios.sebrae.com.br. O regulamento da premiação também está disponível no site oficial da premiação. As inscrições são gratuitas e se encerram em 5 de dezembro, às 23h59.

Deixe um Comentário