Skip to main content

O programa Tamo Junto, plataforma online e gratuita que oferece aos microempreendedores mais acesso a conteúdos e conhecimento sobre gestão, tem muito o que comemorar. As conquistas em 2018 foram expressivas: novos cursos, novos quadros no Youtube, novas metodologias, o programa Aliancers e muito mais.

Quem rememora tudo isso e aponta os novos passos para 2019 é Thaysa S. Holocheski, coordenadora do programa. Ela tem os números na ponta do lápis: hoje há 27.169 empreendedores cadastrados na plataforma e 1.352 apoiadores.

Confira abaixo como foi o ano do Tamo Junto e o que esperar para 2019!

Conquistas

■ Prêmio Crescer e Vencer
A experiência e o êxito do programa levaram a um novo passo, que foi a realização do Prêmio Crescer e Vencer, em parceria com a Serasa Experian. Empreendedores de todo o Brasil puderam se inscrever até setembro de 2018, e os vencedores foram conhecidos no mês de dezembro. Dos inscritos, 60 foram selecionados para receber mentoria individual e colocar a mão na massa. Desses, seis foram selecionados para receber R$ 3.000,00 para investir em seu negócio, além de um passaporte para participar do Encontro Nacional de Empreendedorismo da Aliança Empreendedora em 2019.

■ Novos cursos
O Tamo Junto incluiu novos quatro cursos em sua plataforma: Porque você e todo mundo pode empreender (apresentação da Teoria do Fazer para descobrir o caminho que leva um empreendedor a ter sucesso); Papo de mulher empreendedora (criado em parceria com organizações que apoiam mulheres para empoderar empreendedoras – Café com empreendedorismo para mulheres, Finanças Femininas, Rede Mulheres que Decidem e Empreender Mulher); Vendas e comunicação para o seu negócios (videoaulas desenhadas para apoiar empreendedores na comunicação estratégica e impulsionamento de vendas); e Como cuidar do seu dinheiro (curso em parceria com a Serasa Experian que explora dicas de como melhorar as finanças dos negócios).

■ Novos quadros no Youtube
O canal do Tamo Junto no Youtube recebeu quatro novos quadros: Oráculo (vídeos descontraídos para responder dúvidas mais comuns dos empreendedores); Venda Online (vídeos em parceria com o Mercado Livre apresentando conteúdo relacionado a comércio eletrônico, com dicas sobre como vender online); Tamo Junto pergunta (informações e questionamentos sobre a realidade do empreendedor brasileiro); e Minha trajetória foi assim (depoimentos sobre trajetórias empreendedoras).

■ Novas metodologias para os apoiadores
O braço do projeto voltado aos apoiadores foi estruturado com novas metodologias, com destaque para o Cineclube e o Aliancers. O primeiro busca viabilizar, de forma digital, o acesso às videoaulas e cursos disponibilizados na plataforma, além de possibilitar que o facilitador escolha qualquer vídeo e possa promover discussões guiadas em grupo, de modo que os participantes possam absorver melhor o conteúdo digital disponibilizado. Esse material pode ser usado livremente para inspirar e apoiar pessoas que queiram empreender.

O Aliancers, lançado recentemente, busca ampliar a disseminação da causa do empreendedorismo. Trata-se de um programa de voluntariado em que a Aliança Empreendedora busca pessoas que queiram se integrar à causa e somar para o desenvolvimento local por meio da replicação de metodologias em suas regiões.

■ Campanha do Dia da Mulher
Um total de 15 empreendedoras foram entrevistadas e contaram um pouco mais sobre suas histórias como empreendedoras e deram dicas para outras mulheres que empreendem ou querem empreender.

2019 promete

■ Curso de Empreendedorismo Feminino
Que as mulheres se destacam como empreendedoras no Brasil não resta dúvida. Nosso país está entre os três primeiros onde a população feminina é mais propícia a empreender. A Aliança vai investir ainda mais nesse público em 2019, lançando um curso online voltado especialmente para a mulher empreendedora. O objetivo é empoderar empreendedoras pelo impacto que geram individualmente e no desenvolvimento local e social, de modo que se sintam mais seguras no empreender.

■ Novo quadro
O Pá-Pum! vai trazer pílulas em vídeo, de 1 minuto, com conteúdo rápido e direto, do tipo que os empreendedores possam aplicar em seu dia a dia.

■ Acessibilidade
Em 2019 o conteúdo gerado pela Aliança Empreendedora será adaptado para ter mais acessibilidade, incluindo legendas e tradução para a Língua Brasileira de Sinais.

Mudanças no Tamo Junto Apoiadores
O braço do programa voltado aos apoiadores terá ainda mais atenção da Aliança e ganhará novidades em sua estrutura.

Deixe um Comentário