Skip to main content

Conheça as selecionadas com destaque no Processo Seletivo Hora de Brilhar e os resultados do projeto social Ciclo Brilhante, realizado por Brilhante, em parceria com a Aliança Empreendedora e a Escola de Você

Depois de 10 meses de duração, o Ciclo Brilhante chega ao fim do seu primeiro ano. Iniciado em maio de 2015 com uma parceria entre a marca Brilhante, Aliança Empreendedora e Escola de Você, o Ciclo Brilhante tem como objetivo empoderar as mulheres e incentiva-las a abrir ou desenvolver seu próprio negócio. O programa é composto por 3 fases, das quais a Aliança Empreendedora faz parte da segunda e da terceira fase: Escola Brilhante, curso online de empreendedorismo para mulheres que querem abrir ou desenvolver o próprio negócio e o Processo Seletivo Hora de Brilhar. Para poder se inscrever no Hora de Brilhar, era necessário estar inscrita na Escola Brilhante (foram cerca de 40 mil inscritas!). Mil mulheres mandaram sua inscrição, e dessas, 10 foram selecionadas para receber treinamentos presenciais em São Paulo e on-line, com a equipe da Aliança Empreendedora. Ao fim do Hora de Brilhar, no dia 31 de março, as 10 empreendedoras apresentaram seus negócios para uma banca de especialistas, e então foram destacadas 3 para receber investimento em equipamento e matéria prima para os seus negócios.

DSC05645

São elas as empreendedoras Larissa Fialho de Santa Bárbara do Oeste – SP, Rosangela Esquivel de Salvador – BA e Sheila Procópio de São Paulo – SP que trabalham nos ramos de Confeitaria, Capas para sofá e almofadas e Organização, respectivamente. O encerramento do Processo Seletivo Hora de Brilhar, marca o fim do primeiro ano de uma iniciativa pioneira lançada pela marca Brilhante no Brasil e que impactou a vida de mais de 50 mil mulheres ao longo de 2015 e início de 2016.

DSC05151

A escolha das 3 entre as 10 selecionadas não foi nada fácil.O processo de seleção e capacitação Hora de Brilhar foi bastante intenso e as 10 selecionadas formam um time e tanto de empreendedoras! Desde novembro de 2015, quando vieram para o primeiro encontro presencial, e participaram do TEDxSãoPaulo Ideias Empreendedoras e Encontro Nacional de Empreendedores da Aliança Empreendedora, durante os encontros on-line e ao vivo que faziam com a equipe da Aliança Empreendedora para capacitação até a semana final de capacitação presencial e apresentação para a banca, essas mulheres criaram uma forte rede de colaboração entre elas. Uma ajuda a outra na comunicação digital, fazem parcerias e criação de produtos juntas, e o mais importante: dividem desafios e conquistas, se sentem amparadas e não mais sozinhas na hora de empreender seus negócios.

DSC05216

Para uma das selecionadas com destaque, Rosangela Esquivel, o processo de capacitação fez com que ela mudasse uma chave em sua cabeça: “Antes eu tinha um negócio e ia levando, agora eu sei que eu sou uma empreendedora de verdade. Conhecer de marketing e gestão financeira da forma como foi passado não mudou só o meu negócio, mas me transformou, sou outra pessoa agora com muito mais autoestima, e tenho certeza que vou conseguir chegar onde eu quero com o meu negócio com o conhecimento e suporte que tenho agora”, conta Rosangela.

DSC05499

Para Lina Useche, Diretora Executiva da Aliança Empreendedora, trazer o empoderamento para mulheres através do empreendedorismo para milhares de brasileiras com a escala que a marca Brilhante alcança é fundamental para melhorar o eco-sistema empreendedor para as mulheres no Brasil: “As mulheres empreendedoras se sentem muito sozinhas e acham que só elas estão passando por aquela dificuldade no negócio. Quando elas assistem a Escola Brilhante e percebem que não estão sozinhas e recebem conhecimento para superar esse desafio e desenvolver o seu negócio; quando são incentivadas a contar a sua história e a se perceberam como empreendedoras; e quando valorizamos histórias reais de mulheres empreendedoras, conseguimos empoderar mulheres de verdade. Para que elas consigam realizar seus sonhos através dos seus negócios” afirma Lina.

“É um orgulho poder participar de um programa social tão vitorioso. O Ciclo Brilhante, em seu primeiro ano, cumpre o objetivo ao qual se propõe de empoderar as mulheres através do empreendedorismo. Com programa, não apenas impactamos mais de 50 mil mulheres, mas verdadeiramente transformamos a vida delas e as 10 selecionadas são a prova viva disso. Em 2016 Brilhante reafirma seu compromisso com o empoderamento feminino e visa impactar a vida de mais e mais mulheres através da continuidade do programa Social Ciclo Brilhante”, afirma Caroline Andrade, gerente de marketing de Brilhante da Unilever.  “Iniciaremos este mês o segundo ano do Ciclo Brilhante e, além de termos estas mulheres como porta-vozes do movimento, seguiremos a parceria de sucesso com a Escola de Você e a Aliança Empreendedora”, comemora.

Conheça a história das três selecionadas com destaque:

Larissa Fialho, de Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, vendia trufas na faculdade e se apaixonou pela atividade. Começar a fazer bolos, cupckaes e doces foi um passo natural e acabou virando profissão. Na Lola Confeitaria ela faz doces e bolos artesanais e personalizados para festas. “Eu sonho em ter uma rede confeitarias, mas primeiro quero me tornar referência em doces na minha cidade”, afirma Larissa.

DSC05568

O sonho de Rosângela Amado Esquivel, de Salvador, Bahia, era trabalhar com algo que gostasse. Durante muitos anos, acompanhou o trabalho do ex-marido estofando sofás e acabou se identificando com o atendimento ao cliente e a personalização de almofadas.  Então, ela enxergou aí uma boa oportunidade de abrir seu próprio negócio de capas de sofás sob medida e almofadas. “Eu quero que meu produto tenha design, tenha elegância, que o cliente tenha orgulho de usar as coisas que eu faço” diz Rosângela.

DSC05530

A empreendedora Sheila Cristina Procópio Aguiar, de São Paulo, criou uma consultoria de organização que também comercializa produtos que dão suporte ao seu trabalho. O seu negócio nasceu depois de usufruir dos benefícios da organização em sua vida pessoal e de sua família. Hoje, ela ajuda pessoas e empresas a desfrutar dos benefícios de uma vida organizada, vende pacotes de horas de consultoria de organização e dá cursos e paletsras. “Estou muito feliz em ser uma das três selecionadas. Agora, vou poder aplicar este incentivo financeiro em minha nova sala de aula para crescer cada vez mais”, conta Sheila.

DSC05681

Deixe um Comentário