Skip to main content

Prêmio Ecoera foi recebido pela equipe da Aliança Empreendedora e da INK Inspira que foi co-gestora do projeto Tecendo Sonhos

A Aliança Empreendedora participou com a INK Inspira no dia 25 de novembro do Prêmio Ecoera, que tem o intuito de premiar e homenagear empresas dos setores de moda e beleza que sejam inspiradoras e multiplicadoras de práticas conscientes e sustentáveis na cadeia produtiva. Durante o evento o projeto Tecendo Sonhos foi um dos homenageados e recebeu menção honrosa devido a sua atuação na base da cadeia de moda da cidade de São Paulo-SP buscando estabelecer relações mais justas de trabalho.

A homenagem foi entregue pela cantora Fafá de Belém aos representantes do Tecendo Sonhos no evento: Cristina Filizzola, coordenadora do Tecendo Sonhos na Aliança Empreendedora, e Marcio Pires, que co-geriu o projeto com a INK Inspira em 2014, e que atualmente integra o conselho consultivo.

Para Cristina a premiação traz além de reconhecimento para os envolvidos no projeto, um espaço para levar a mensagem do Tecendo Sonhos ainda mais adiante. “Com o apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), que integra o conselho do projeto, recebemos essa importante homenagem ao Tecendo Sonhos. Além de ser uma conquista muito gratificante para a equipe é um momento onde podemos apresentar o projeto e organizações envolvidas para a comunidade que atua com a cadeia de moda em São Paulo e que com isso, integram o contexto em que o Tecendo Sonhos atua diretamente”.

Premio Ecoera - Projeto Tecendo Sonhos.1

Sobre o Ecoera

O Movimento Ecoera nasceu em 2008 com a intenção de olhar a moda por outro ângulo. Com o tempo o Movimento passou a ser um ator na construção de um novo mercado de moda e beleza com atributos sustentáveis. O Prêmio foi criado em parceria com o Sistema B, movimento global que tem como missão redefinir o que é sucesso para negócios e promover pequenas, médias e grandes empresas a utilizarem seu poder de mercado para discutir e resolver questões sociais e ambientais.

Confira as empresas premiadas de acordo com as categorias:

Categoria Planeta

Pequenas empresas: Etno Botânica
Grandes empresas: Grupo Lunelli

Categoria Pessoas

Pequenas empresas: Catarina Mina
Grandes empresas: Reserva

Categoria Ecoera

Pequenas empresas: Insecta Shoes
Grandes empresas: Dudalina S.A.

Além das empresas vencedoras do Prêmio, também foram homenageados a Casa Geração Vidigal e o Tecendo Sonhos, na categoria Projeto Social; Luciana Viana, Saissu, como Jovem Empreendedor de Moda, e Soraia Zonta, da Bioart, como Jovem Empreendedor de Beleza.

Sobre o Tecendo Sonhos

O Tecendo Sonhos tem como foco o combate ao trabalho análogo à escravidão existente na cadeia de moda com imigrantes latinos, em sua maioria bolivianos, que atuam em condições precárias de trabalho em oficinas de costura na cidade de São Paulo, através do empreendedorismo. Para isso o projeto possui três principais linhas de atuação: advocacy, capacitação de microempreendedores donos de oficinas de costura, e a solução tecnológica criada por meio do projeto, a startup ALINHA.

Até o momento o projeto já capacitou quatro organizações de base aliadas: CAMI, Si Yo Puedo, CIC Imigrante e Presença na América Latina. As organizações estão replicando os treinamentos adaptados em gestão/comportamento empreendedor e promoção de relações justas de trabalho diretamente com imigrantes e donos de oficinas de costura. Desde 2014 já foram apoiados 65 donos de oficinas de costura e 9 imigrantes que desejam iniciar novos negócios.

O projeto Tecendo Sonhos é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, desenvolvido atualmente em parceria com a BrazilFoundation.

Saiba mais sobre o projeto:

Tecendo Sonhos: Organizações aliadas recebem treinamento para capacitar empreendedores imigrantes latinos de São Paulo-SP

Parceria com BrazilFoundation dá continuidade ao projeto Uma Mensagem para a Liberdade

Deixe um Comentário