Skip to main content

Com o tema Pequenos Negócios do Futuro, o Encontro Nacional Todos Podem Empreender  inspirou os participantes a refletir sobre a relação dos microempreendedores com o futuro

Um dia para inspirar e integrar microempreendedores apoiados e parceiros de todo o Brasil: é com esse objetivo que desde 2014 a Aliança Empreendedora realiza anualmente esse evento. Nessa edição, o Encontro aconteceu no dia 23 de maio, na FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista, de São Paulo-SP, e reuniu mais de 150 participantes, entre organizações estratégicas do setor, organizações parceiras, organizações aliadas e empreendedores apoiados por projetos da Aliança no último ano. Ao todo foram 81 empreendedores presentes, vindos de 13 cidades do Brasil. O evento teve o patrocínio do SEBRAE, SAP, Instituto C&A, Fundação Volkswagen e FOMIN e contou com a parceria da FIAP.

A discussão sobre o futuro colocou em pauta quais serão os reflexos que o futuro da 4ª revolução industrial, como previsto e descrito pelas pesquisas publicadas pelo Fórum Econômico Mundial impactam a vida e os negócios do microempreendedor de baixa renda, e como as organizações e empresas podem apoiar o empreendedor para que ele esteja preparado para esse “futuro”.

20170523_alianca_oph_3786

 

 

A pesquisa do Fórum Econômico aponta que em 2020 teremos 3 bilhões de pessoas a mais conectadas via internet; teremos mais de 100 milhões de dispositivos conectados em rede e 1 trilhão de sensores; câmeras em telefones, drones, carros autônomos, satélites, tudo sendo gravado e interpretado em tempo real, por inteligência artificial. “Muito se fala sobre a 4ª revolução industrial, mas acredito que é uma discussão elitizada se não pararmos para pensar como incluir o microempreendedor nessa revolução digital. Quais são as competências e habilidades que ele precisa desenvolver? Ele está pronto para lidar com as mudanças que serão necessárias? E como podemos apoiá-los nesse processo?”, questionou Luísa Bonin – Diretora de Comunicação da Aliança Empreendedora, no painel que iniciou o evento: “Pequenos negócios do futuro: desafios e oportunidades para o microempreendedor”.

20170523_alianca_oph_3771

Contribuíram para a discussão do painel os convidados Luis Fernando Guggenberger, Gerente de Sustentabilidade na Vedacit; Tatiane Lobato, empreendedora da Lavanderia Magic Clean; Luciana Scuarcialupi, Consultora de Inovação Social na Fundação Telefônica Vivo e Patrícia Santos, Empreendedora e Fundadora do Empregueafro. Todas as atividades da manhã contaram com transmissão ao vivo na página de Facebook e no canal do Youtube da Aliança Empreendedora.

 

Após o painel aconteceu o momento “Ideias Empreendedoras”, com cinco empreendedores inspiradores contando suas histórias em palestras de 10 minutos em que relacionavam o empreendedorismo com a trajetória de suas vidas. Os empreendedores convidados foram: Scheila Procópio, empreendedora Personal Organizer, apoiada pela Aliança Empreendedora e Brilhante no Hora de Brilhar; Francisca Rabelo da Cooperativa Fêniz Agape, apoiada pela Aliança Empreendedora e Citi Foundation no prêmio Citi Melhores Microempreendimentos 2015; Marcelo Ramos do Estação R&R Bistrô, apoiado pela Aliança Empreendedora e Citi Foundation no prêmio Citi Melhores Microempreendimentos 2015; Hamilton Henrique, empreendedor fundador do Saladorama e Tomás Abrahão, empreendedor fundador do Raízs.

20170523_alianca_oph_3943

O Marcelo Ramos foi convidado para participar do evento e contar um pouco a sua trajetória com o Bistrô do Alemão, uma cervejaria de cervejas artesanais localizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro: “A gente vem para esses espaços e percebe como é importante poder levar a mensagem de que dá sim para empreender, e empreender em sua comunidade. Aqui no evento a gente consegue trocar e conhecer diferentes histórias que são semelhantes como a nossa, mas cada uma delas com sua particularidade, gerando além da renda acesso a serviços em diferentes regiões do Brasil” conta Marcelo sobre sua experiência no evento.

20170523_alianca_oph_4092

O evento finalizou com a programação da tarde, que teve o objetivo de criar espaços para que os microempreendedores pudessem desenvolver aspectos de seus negócios, trocando experiências e conhecendo também outros empreendedores. Foram realizadas duas rodadas de oficinas com temas que iam desde marketing digital para pequenos negócios até mentorias com especialistas. Os empreendedores se inscreveram em cada rodada em uma oficina, optando pelo tema que era mais de acordo com as necessidades de seus negócios.

20170523_alianca_oph_3567

Para Denise Andrade, microempreendedora de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, o evento ajudou a fortalecer a sua rede de contatos com outros empreendedores: “Eu adorei ter participado, a recepção o acolhimento e todo o cuidado que recebemos da equipe. Fiz redes firmes aqui, uma em Florianópolis e outra em São Paulo, inclusive com a Scheila Procópio. Foi muito bom ter participado e agora fico ainda mais feliz por contar com a Aliança Empreendedora em minha história”. Denise foi apoiada pelo projeto Geração Empreendedora Rio de Janeiro, procurando desenvolver aspectos de gestão do seu negócio que trabalha com apresentações culturais para o público infantil.

Deixe um Comentário