Skip to main content

Confira abaixo a coluna semanal da Lina Useche, diretora executiva da Aliança Empreendedora, que está sendo publicada no Blog da Caixa Crescer. Nessa semana o tema da coluna foi sobre a importância dos erros e fracassos no processo de empreender.

O Fracasso não transforma ninguém em um mal empreendedor, errar faz parte do processo

por Lina Useche

Uma das lições mais importantes que todo empreendedor deve aprender na sua jornada é que o erro, as falhas e os fracassos são os elementos mais importantes na nossa escalada empreendedora.

No Brasil e na América Latina como um todo, temos a visão de que errar é inaceitável, que se falimos um negócio é porque falhamos como empreendedores, só que mais grave do que isso é a visão de que precisamos ocultar o erro. Quando escondemos os erros perdemos a grande chance de aprender com eles, e perdemos a oportunidade de compartilhar essa experiência com outras pessoas, que poderiam nos ajudar a encontrar novas e criativas soluções que muitas vezes nós mesmo não enxergamos.

Em um artigo publicado pela Aliança Empreendedora na Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, as autoras apresentam 10 razões para acreditar que todos podem empreender, e uma delas é que errar faz parte do processo. O artigo nos relata os erros consecutivos dos maiores empreendedores do mundo: “Você sabia que antes de obter sucesso na criação da lâmpada, Thomas Edison criou 10.000 protótipos que deram errado? O Colonel Sanders, fundador da rede de fast food americana KFC tentou vender sua receita de frango frito para 1009 restaurantes antes de conseguir um cliente e Richard Brandson fundou 400 empresas antes de fundar a bem sucedida Virgin como ela é hoje. São muitas histórias como essa: Henry Ford, Walt Disney, Oprah Winfrey e até mesmo J.K Rowling, autora de Harry Potter, fracassaram antes do sucesso. ”

Mas o que essas histórias têm em comum? A professora e pesquisadora Saras Sarasvathy, especialista em empreendedorismo, encontrou na sua pesquisa que empreendedores experientes se guiavam por alguns princípios, e um deles é o “Princípio da limonada – se a vida te dá limões, faça uma limonada”. Ela afirma que mais importante do que evitar o fracasso, é saber como geri-lo e utilizá-lo a favor do negócio e do seu crescimento como empreendedor ou empreendedora. Esse princípio nos ensina que devemos reconhecer e abraçar as surpresas no meio do caminho, aproveitando as coisas inesperadas ao invés de tentar evitá-las, superá-las ou adaptar-se a elas. Em resumo, é a habilidade de transformar o inesperado em valor e rentabilidade.

Uma das empreendedoras apoiadas pela Aliança Empreendedora em Curitiba, estava a ponto de desistir do artesanato, ela fazia parte de um grupo produtivo que desenvolvia uma série de produtos como panos de prato decorados, biscuit e fuxico. Luciane tinha certeza que aquilo não era pra ela, e que ela não tinha talento suficiente para fazer parte do grupo, até que um dia, uma encomenda de velas mudou tudo. Como a encomenda era muito grande, o grupo precisava que todas as mulheres trabalhassem juntas, forçando a Luciane a ficar e produzir. Ela tinha certeza que seria um fracasso e que seus produtos não iam ficar bonitos, mas como boa guerreira que era, se informou melhor sobre as técnicas de fabricação de velas, pesquisou e então se apaixonou! Tanto que a encomenda foi um sucesso e ela descobriu um talento escondido nela, e hoje Luciane é uma empreendedora referência no ramo de fabricação de velas decorativas.

Assim como a Luciane, muitos empreendedores nos deparamos com desafios no meio do caminho e obstáculos que achamos que não seremos capazes de superar, mas que tal se daqui pra frente, em vez de desistir corramos em direção a esse desafio e coloquemos à prova todo nosso talento? A chance é grande de que fiquemos surpresos com o resultado, porque errando ou acertando, o aprendizado que fica é gigante.

Fica então o nosso convite a você empreendedor, não esconda seus erros! Aprenda com eles, busque pessoas que podem te ajudar a gerar novas ideias e soluções. E mais importante ainda, não desista! O fracasso faz parte do processo, por isso é tão importante que os empreendedores e empreendedoras comecem pequeno para que possam testar e aprender antes de se lançar a grandes investimentos e assumir grandes riscos. Erre rápido, erre pequeno, aprenda com cada um dos erros e você estará pronto para crescer e encarar novos desafios no seu negócio e na sua vida!

Fonte: Blog Caixa Crescer

Deixe um Comentário