Skip to main content

Ferramenta congrega mais de 600 entidades em todo o país classificadas por tipo, localização, público-alvo e setor.

O reconhecimento da importância do microempreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social do país, bem como da crescente demanda do setor por estímulo para a superação de seus desafios fez com que diversas organizações passassem a atuar no apoio à criação e ao fortalecimento de pequenos negócios.

Atenta a esse cenário, em 2016, a Aliança Empreendedora e o Bank of America Merrill Lynch começaram a mapear as organizações brasileiras que apoiam microempreendedores para entender melhor o ecossistema, suas forças, oportunidades, barreiras e necessidades. Já são 648 organizações mapeadas em todo o Brasil.

O trabalho se desdobrou em um amplo mapa de organizações públicas, privadas e mistas que fomentam a criação e/ou o fortalecimento de microempreendimentos no país, seja por meio de capacitação, treinamentos, consultorias e mentorias, seja promovendo acesso a crédito, redes de contatos e comercialização, entre outros tipos de apoio.

A ferramenta se encontra alocada dentro do portal Empreender 360, plataforma cujo objetivo é fortalecer o trabalho de organizações, empresas e poder público no apoio a microempreendedores, disponibilizando conteúdos relevantes e promovendo a troca de experiências e a construção conjunta de soluções por meio da articulação de uma rede nacional de atores que compõem o ecossistema.

Florian Paysan, coordenador de avaliação de impacto da Aliança Empreendedora, observa que além de gerar conhecimento sobre o ecossistema do microempreendedorismo brasileiro, a ferramenta identifica e conecta esses atores a fim de fortalecer sua atuação em rede. “O mapa é voltado tanto ao microempreendedor que deseja encontrar oportunidades de apoio, quanto às organizações – aquelas que já atuam no apoio ao microempreendedor e gostariam de se conectar com uma rede nacional de atores desse ecossistema e também as que gostariam de iniciar esse trabalho.”

Como utilizar

O mapa oferece alguns filtros para a pesquisa: tipo de organização, localização, público-alvo e setor de atuação.

O filtro “tipo de organização” oferece opções como associação sem fins lucrativos, cooperativa, empresa, fundação, secretaria ou organismo público, entre outras. Já a localização pode ser pesquisada entre os estados brasileiros.

Entre as classificações de público-alvo mapeadas encontram-se opções como empreendedores sociais, comunidade LGBTI e extrema vulnerabilidade econômica. A ferramenta apresenta ainda opções de microempreendedores agrupados por categorias como jovens, afrodescendentes, mulheres, imigrantes e/ou refugiados, microempreendedores de comunidades tradicionais e/ou indígenas, de áreas rurais, entre outras. Mas também é possível pesquisar por “todos os tipos de microempreendedores e não um grupo específico” ou outros.

Já em “setor de atuação”, as organizações se classificam em agricultura e floresta, comércio, construção civil, indústria e produção (incluindo artesanato), serviços, vários setores e não um específico ou outros.

Como fazer parte do mapa
É possível cadastrar novas organizações no mapa. Basta acessar e responder o formulário, que solicita informações tais como site e páginas da organização em redes sociais, telefones e e-mails para contato e missão e especialidades.

Deixe um Comentário