Skip to main content

O projeto Rede de Empreendedores da Zona Norte, executado em parceria também com a Rede Asta, visa o fortalecimento e geração de renda de grupos produtivos da região

O mês de março marcou o início do projeto Rede de Empreendedores da Zona Norte. Patrocinado pelo Instituto Center Norte e realizado pela Aliança Empreendedora em parceria com a Rede Asta, tem como objetivo transformar o consumo têxtil em uma ferramenta de inclusão social e econômica para mulheres e homens que vivem em situação de vulnerabilidade social na Zona Norte de São Paulo/SP, capacitando-os por meio da atuação em rede para que se tornem empreendedores da cadeia da moda, desenvolvam coleções e marcas próprias e ganhem escala em suas produções e vendas relacionadas a costura.

Destinado aqueles que já têm conhecimento prévio de corte, costura e artesanato, o projeto é gratuito e com 50 vagas terá duração de um ano. O processo de seleção aconteceu entre janeiro e fevereiro desse ano e contou com 358 inscrições, sendo 293 mulheres e 65 homens. Os critérios analisados para seleção foram: Capacidade técnica; Necessidade da formação e Localização.

IMG-0182

O mês de março marcou o início do apoio aos empreendedores, com os 50 selecionados participando das primeiras capacitações e aulas temáticas ministradas por profissionais especializados da Rede Asta e da Aliança Empreendedora, onde irão aprimorar suas técnicas de design para a confecção de produtos com maior valor agregado.

A estilista Gabriela Mazepa integra o projeto e irá auxiliar os participantes no desenvolvimento de suas coleções e marca própria. Os encontros temáticos também irão abordar empreendedorismo e gestão de negócios e acontecerão no Lar Center, com as atividades sendo desenvolvidas pela Aliança Empreendedora abordando temas como precificação, formação de rede, e gestão da produção.

Guilherme Fernandes, coordenador do projeto Rede de Empreendedores da Zona Norte na Aliança Empreendedora, explica sobre como o primeiro encontro com os empreendedores apoiados já trouxe reflexões importantes referentes ao trabalho em rede. “Nesse encontro a questão da valorização do trabalho da artesã/costureira esteve presente em muitas falas, em que ficou claro o sonho coletivo de ter como fonte renda o seu empreendimento. Outro ponto foi que os próprios empreendedores reconheceram que precisam trabalhar em rede, podendo aprender inclusive com a própria rede diferentes técnicas de trabalho e produção com a costura”, fala Guilherme.

O projeto foi pensado após a realização de um diagnóstico vocacional da Zona Norte, realizado em 2016, que identificou uma forte atuação de organizações locais na área de corte e costura. Os dados levantados mostraram que mais de 300 pessoas já foram treinadas nesses cursos, no entanto, não foram medidos os dados de empregabilidade após a conclusão. “Enxergamos uma excelente oportunidade para formar uma rede produtiva de corte e costura da Zona Norte, com o propósito de promover o acesso ao conhecimento e ao mercado e o desenvolvimento de competências empreendedoras para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica Gabriela Baumgart, vice-presidente do Instituto Center Norte.

Para executar o projeto, o Instituto Center Norte firmou parceria com a Rede Asta, iniciativa social que busca contribuir para a diminuição da desigualdade oferecendo treinamentos, formação de rede e acesso ao mercado para artesãs e costureiras de baixa renda, e com a Aliança Empreendedora, que visa gerar novas oportunidades de trabalho e renda por meio do empreendedorismo, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social. “Acreditamos que essa rede pode ser a solução para diversos problemas socioambientais e vai potencializar a economia do feito à mão na Zona Norte de São Paulo”, afirma Alice Freitas, Diretora executiva da Rede Asta e uma de suas fundadoras.

Ao final do projeto, os participantes irão ocupar, de janeiro a março do próximo ano, o Quiosque Solidário – um espaço de vendas dentro do Shopping Center Norte criado exclusivamente para contribuir com a sustentabilidade de ONGs e instituições do Terceiro Setor, oferecendo uma nova fonte de receita e de divulgação do trabalho que realizam e a oportunidade para que desenvolvam competências de varejistas.

“Nosso objetivo é formar uma rede autônoma e independente, o que garantirá a sustentabilidade após o término de todo o projeto. Queremos que se fortaleçam como empreendedores do segmento de moda para que continuem trabalhando suas marcas, vendendo seus produtos e gerando renda”, conclui Gabriela.

Sobre o Instituto Center Norte

Fundado em 2002, Instituto Center Norte tem como missão criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas e instituições empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo. Nós acreditamos que empreendedorismo e inovação social são grandes agentes de transformação e, combinados, podem tornar a Zona Norte um importante polo de desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo.

Sobre a Rede Asta

A Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito à mão desenvolvendo artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em produtos bons, bonitos e do bem. Foi fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino com a missão de empoderar artesãs de áreas vulneráveis do Rio de Janeiro. Desde então o projeto cresceu, se espalhou pelo Brasil, beneficiou 1500 pessoas diretamente e transformou 10 toneladas de resíduos em produtos feitos à mão. Para saber mais acesse: http://redeasta.com.br

Deixe um Comentário