Skip to main content

Concurso avalia projetos inovadores na área de empreendedorismo e sustentabilidade

Dois projetos desenvolvidos por microempreendedores apoiados pela Aliança Empreendedora conquistaram no mês de fevereiro, em diferentes categorias, o 8º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável.

Um dos projetos foi com os microempreendedores Fábio Garcia, 34 anos, Adriano Stella, 29 anos, e Guilherme Cândido, 26 anos. O grupo foi selecionado na categoria Econômica – Pequeno e Micro Porte, como destaque e menção honrosa, pelo plano de negócio e gestão que desenvolvem desde novembro de 2014 com a Aquarela Jardins & Harmonia de Ambientes Ltda, em Curitiba-PR.

Ozires Geral

Fabio e Adriano foram apoiados pela Aliança Empreendedora no projeto Geração Y, em 2012, e atualmente participam com o sócio Guilherme, do processo de mentoria no Programa Geração Empreendedora, uma iniciativa também da Aliança Empreendedora, que busca empoderar jovens microempreendedores no Brasil por meio de capacitações, mentoria e acesso a microcrédito.

Fabio destaca que a premiação possibilitou um aumento na rede de contatos, o que leva desenvolvimento ao negócio. “O Prêmio é mais um reconhecimento ao empreendedorismo sustentável. Não há um prêmio em valores monetários, porém, temos autorização de uso do selo Ozires Silva em nossa comunicação, além de termos ampliado a nossa rede de contatos.”

Já o outro projeto selecionado na premiação e apoiado pela Aliança Empreendedora foi o Banco Comunitário Tupinambá, desenvolvido por Ivoneide Vale, e Marivaldo Vale, na Ilha do Mosqueiro no Pará, que conquistou o Prêmio na categoria de Empreendedor Social. O projeto já é desenvolvido há seis anos e tem o objetivo de facilitar o acesso a serviços bancários aos moradores da região. Além disso, também promove projetos de trabalho e geração de renda através do ecossistema da Economia Solidária, focados na superação da pobreza urbana e rural.

Ozires - Banco Tupinambá

O Banco Comunitário Tupinambá foi finalista do 2º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário em 2012, recebeu a capacitação da Aliança, e além disso captou um projeto no Portal Impulso, site de crowfunding para microempreendedores da Aliança Empreendedora. No caso do Banco Tupinambá, o projeto captou R$ 3.980, que serão direcionados para a criação de três novos pontos de atendimento em outros locais da ilha do Mosqueiro.

Para Ivoneide a conquista do Prêmio foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Banco Tupinambá há seis anos na região. “Decidimos participar do Prêmio, pois, realizamos um trabalho pioneiro e diferenciado em uma região distante do Brasil. Com a premiação procuramos apresentar à sociedade as ações que realizamos em nossa comunidade.”

O Prêmio Ozires Silva é um reconhecimento ao empreendedorismo sustentável no estado do Paraná, sendo uma iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE e do Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM. O concurso avalia os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Os inscritos são divididos nas modalidades: empresarial, comunidade acadêmica e pessoa física. Já os projetos, são separados nas categorias Empreendedorismo Econômico, Ambiental, Educacional e Social.

Aquarela Jardins & Harmonia de Ambientes Ltda

Adriano e Fabio se conheceram a aproximadamente quatro anos, quando participaram do projeto Geração Y, desenvolvido pela Aliança Empreendedora. Na época, ambos atuavam com negócios e propostas diferentes, porém, algum tempo depois se reencontraram Projeto Uaná, do ISAE, que apoia empreendedores, com Fabio integrando o projeto.

Participando do Projeto Uaná, Adriano conheceu Guilherme, aluno do Instituto e que tinha interesse na área de jardinagem. A partir de conversar informais, encontros para troca de ideias, Fabio, Adriano e Guilherme resolveram se unir no fim de 2013 no desenvolvimento do negócio Aquarela Jardins & Harmonia de Ambientes Ltda, empresa especializada em jardinagem.

Aliando os conhecimentos de cada um, reformularam a ideia do projeto pensando fora do modelo tradicional de negócio, transformando em algo inovador para a área tendo em vista a sustentabilidade. Procuraram em 2014 novos apoiadores, e iniciaram na Aliança Empreendedora um acompanhamento por mentoria, processo em que um empreendedor ou um especialista em gestão acompanha voluntariamente o desenvolvimento do negócio, com troca de experiências e ideias.

Em novembro de 2014, a partir de uma parceria com um investidor, conseguiram iniciar efetivamente o negócio. Apesar do pouco tempo de existência, a empresa já está contando com um aumento no quadro de funcionários e também em seus rendimentos. A ideia agora é de encontrar novos investidores para desenvolver ainda mais o aspecto inovação.

Banco Comunitário Tupinambá

Primeiro banco comunitário na região da Amazônia, o Banco Comunitário Tupinambá foi fundado em 2009 e é o pioneiro na região Norte do Brasil. Localizado na comunidade Baía do Sol, na Ilha de Mosqueiro-PA, tem como missão fornecer serviços bancários aos moradores da região, que por questões de distâncias regionais e falta de recursos financeiros, tinham grandes dificuldades nesse tipo de atendimento.

Já realizou mais de 31.000 operações bancárias e 610 operações de crédito com um volume de empréstimos de R$ 110.000,00. O Banco garante pequenos empréstimos para produção e consumo local, sempre com taxas mínimas de juros. O crédito para consumo na comunidade se dá através de uma moeda social própria, o Moqueio, cujo nome tem origem na técnica que os índios tupinambás utilizavam para conservar o peixe e a caça. Foi justamente da palavra Moqueio que se originou o nome da ilha de Mosqueiro. Hoje, a moeda social circula em toda comunidade da Baía do Sol, que possui aproximadamente sete mil habitantes, atingindo cerca de 96% dos empreendedores locais.

Deixe um Comentário