BAIXE O RELATÓRIO

O QUE É O MAPEAMENTO?

Realizado por meio de uma parceria entre a Aliança Empreendedora e o Bank of America Merrill Lynch, este mapeamento tem o objetivo de identificar e evidenciar as organizações públicas, privadas e mistas que apoiam a criação e/ou o fortalecimento de microempreendimentos no país.

A partir das respostas coletadas criaremos o Mapa do Ecossistema de Apoio ao Microempreendedor Brasileiro. Por meio deste, os microempreendedores, apoiadores e demais atores do ecossistema poderão se reconhecer, conectar, colaborar e coordenar esforços para fortalecer o setor de microempreendedorismo no Brasil.

Para os fins deste mapeamento, consideramos microempreendimentos os pequenos negócios iniciados por empreendedores de baixa renda e que atuem, principalmente, nas suas comunidades e regiões. Esses microempreendedores podem ser formalizados ou não.

Quais tipos de organizações podem participar?

Se a sua organização apoia microempreendedores brasileiros, te convidamos a responder o formulário da pesquisa. Esse apoio pode se dar de diversas formas, entre elas: acesso a crédito, treinamento, orientação, consultoria ou quaisquer outros produtos e serviços capazes de aumentar as chances de sobrevivência e sucesso de microempreendimentos brasileiros. Importante: a sua organização não precisa ser formalizada para participar desta pesquisa.

Buscamos por:

Grupos, redes de trabalho, associações comunitárias, cooperativas, entre outros.

ONGs, OSCIPs, Institutos, Fundações Privadas, Negócios Sociais, Empresas e etc.

Instituições de ensino

Instituições do Sistema S (SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE)

Secretarias, iniciativas ou organismos públicos.

FAÇA PARTE DA PESQUISA

O formulário é simples, composto por 26 perguntas e o tempo médio de resposta é de 10 minutos.

PARCEIROS DE DIVULGAÇÃO

REALIZADORES

Organização social que trabalha apoiando empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. Desde 2005 já apoiou mais de 50.000 microempreendedores, através de 109 projetos e mais de 50 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. No Brasil, também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs).

O Bank of America é uma das maiores instituições financeiras do mundo e tem como propósito promover a melhoria da vida econômica e financeira das pessoas, de suas comunidades e de cada país em que está presente. Na América Latina, conta com escritórios em seis países sob a marca Bank of America Merrill Lynch, incluindo o Brasil, aconselhando financeiramente empresas e investidores em toda a região. As ações de responsabilidade corporativa do Bank of America Merrill Lynch têm foco em educação financeira, empreendedorismo de impacto, projetos de desenvolvimento econômico e arte e cultura, uma vez que esses temas apresentam grande potencial de transformação e de geração de benefícios para os cidadãos e a sociedade como um todo.