Skip to main content

O Índice de Inclusão Empreendedora (IIE) – método de avaliação do perfil de empreendedores criado pela Aliança Empreendedora –  faz parte do processo de seleção de projeto de aceleração para empresários

Criado em 2012 pela Aliança Empreendedora, o Índice de Inclusão Empreendedora (IIE) está sendo utilizado em uma das etapas do processo de seleção para o “Projeto Highlander” do SEBRAE-PR. O projeto visa potencializar empreendedores que já são apoiados por incubadoras do Paraná e que são parceiras do Sebrae. A equipe da Aliança Empreendedora é responsável pela aplicação da ferramenta nas cidades de: Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Palotina e Curitiba.

Sebrae IIE 1

Essa etapa do processo de avaliação no Programa Highlander iniciou no dia 23 de fevereiro e será finalizada no final do mês de março.

O IIE foi criado com base na teoria do Effectuation, utilizada pela Aliança no apoio ao microempreendedor, e que coloca o desenvolvimento de competências, conhecimentos e rede de contatos como fundamental para que o empreendedor alcance o sucesso. Neste sentido, o objetivo da ferramenta é avaliar esses três elementos, partindo da análise de características e habilidades necessárias para qualquer empreendedor: Quem Sou (competências empreendedoras), O Que Sei (conhecimentos gerenciais), e Quem Conheço (rede de contatos). Essa análise ocorre com a participação do empreendedor em um treinamento da Aliança Empreendedora, para que reflita sobre suas atitudes e pense em estratégias para desenvolver essas áreas em si mesmo. Hoje o IIE é utilizado como avaliação de impacto dos projetos desenvolvidos pela Aliança Empreendedora e também da Fundação Telefônica Vivo no projeto PDE – Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores.

Sebrae IIE 2

Caroline Appel, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da Aliança Empreendedora e uma das responsáveis em aplicar as avaliações, explica como tem funcionado o processo de análise dos empreendedores. “Com essa aplicação do IIE estamos avaliando os aspectos relacionados ao “Quem Sou”, “O Que Sei” e “Quem Conheço” de cada participante e selecionando dois ou três empreendedores por incubadora. Esse processo de avaliação tem sido feito por meio de um workshop que construímos tanto para seleção quanto para aprimoramento do comportamento empreendedor. Ou seja, acaba sendo útil não apenas como processo de avaliação, mas também como capacitação para os empreendedores participantes”, fala Caroline.

Sebrae IIE

Sobre o Índice de Inclusão Empreendedora

O Índice é uma ferramenta que tem o objetivo de medir o avanço do empreendedor apoiado, não pelo sucesso do negócio, mas sim pelo seu crescimento pessoal, em termos de perfil empreendedor, conhecimentos e rede de contatos, que irão se refletir no crescimento do negócio e na renda gerada. Por meio dessa análise, a ferramenta fornece dados estatísticos diretos quanto ao resultado do projeto no apoio ao desenvolvimento do empreendedor, o que possibilita uma visão mais sistêmica quanto aos resultados alcançados por meio da intervenção.

Além de funcionar como avaliação individual para o empreendedor, e dimensionar o impacto do projeto, o IIE ajuda o educador que está acompanhando o empreendedor ou o grupo de empreendedores a conhecer o seu perfil e planejar a intervenção com base nas principais necessidades de conhecimento e desenvolvimento identificadas pela aplicação da ferramenta.

O IIE já foi apresentado como ferramenta de avaliação em eventos que abordam a questão do apoio a empreendedores na Turquia e Estados Unidos e está sendo adotado por uma organização de Bangladesh para avaliação do impacto do seu trabalho.

Saiba mais sobre o IIE:

Ferramenta de avaliação de impacto da Aliança Empreendedora é utilizada pela Fundação Telefônica Vivo em projetos de apoio a empreendedores

Deixe um Comentário