Aliança Empreendedora carregando
Blog
Geração Empreendedora Rio de Janeiro reúne jovens empreendedores em encontro regional de integração

Geração Empreendedora Rio de Janeiro reúne jovens empreendedores em encontro regional de integração

Evento da Aliança Empreendedora, em parceria com o Sebrae/RJ e a SAP Brasil, contou com 50 jovens das comunidades de Manguinhos, Santa Cruz, Salgueiro e Maré,

Integrar e celebrar a jornada do projeto com um espaço inspirador para o fortalecimento de redes é a proposta do Geração Empreendedora – Rio de Janeiro que reuniu, no último dia 18 de maio, empreendedores em um encontro regional de encerramento e integração, no Rio Criativo.

O evento contou com a presença de 50 empreendedores que, desde março, participam das capacitações em gestão empreendedora e ideias de negócios nas comunidades de Manguinhos, Santa Cruz, Salgueiro e Maré. “Além de celebrar o projeto, reunimos estes participantes com outros empreendedores que estão começando um negócio ou já empreendem em suas próprias comunidades, compartilhando assim experiências e oportunidades”, explica a coordenadora do projeto na Aliança Empreendedora, Marina Paula Egg Batista.

O projeto de capacitação empreendedora é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, em parceria com o Sebrae/RJ e a SAP Brasil, e destinado a jovens entre 18 a 35 anos que querem começar um negócio ou melhorar o que já está em andamento.

Durante o evento foram realizadas atividades para formação de redes e bate-papo com Jéssica Oliveira, do Bagagem; Karen Franquini, da Ganbatte; Stephanie Oliveira, do Host a Future; Tiago Amorim, do Wish Planner e Marcelo Ramos, do Bistrô do Alemão, além de mentoria coletiva e individual. Na mentoria individual, os participantes conheceram os mentores que acompanharão seus negócios por um período de seis a 12 meses, para troca de ideias, sugestões e experiências.

“Quando cheguei, vi que tinha gente de todas as idades, fiquei mega animada. Uma galera nova, ainda na escola, e outra mais velha que se reinventa e busca conhecimento para seus negócios. Fiquei muito feliz ao contar minha trajetória e talvez inspirar essas pessoas ao demonstrar que dá para empreender com a periferia”, explica Jéssica Oliveira, empreendedora com o negócio social Bagagem, já apoiada pela Aliança Empreendedora, etapa de Incubação do Programa Pense Grande, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo.

Uma das principais características do Geração Empreendedora – Rio de Janeiro é mobilizar e levar até as comunidades capacitação e facilitar o acesso a serviços e conhecimentos para jovens que estão empreendendo na periferia, impactando também a economia destes locais. Fabiana Ramos, analista do Sebrae/RJ, reforça o projeto visa unir forças e disponibilizar o acesso a conhecimentos para quem está começando e precisa, nessa fase inicial, saber que não está sozinho. “O Sebrae/RJ identificou a necessidade de levar conhecimento e serviços gratuitos aos jovens. Importantes ferramentas do desenvolvimento de seus negócios, adaptadas à sua realidade. Como estão em comunidades afastadas do centro urbano, além da barreira social, existe também a dificuldade de acessar esse tipo de conhecimento, por conta da distância”, ressalta Fabiana.

Durante o processo, foram oferecidas capacitações presenciais e gratuitas sobre gestão e ideias empreendedoras; mentoria; acesso e fortalecimento de redes de contatos.

A empreendedora Dayse Alves fabrica bolos, doces e salgados para vender e tem sua renda a partir do seu negócio. Mas, no início, enfrentou muitas dificuldades. Ela participou do projeto para organizar melhor sua gestão. “Eu consegui ajustar e pensar em aspectos importantes da gestão do meu negócio, coisas que até então eu não conseguia organizar como, por exemplo, o livro caixa e a gestão financeira. Também me reconheci e valorizo mais o meu negócio e, agora, é só de ir além. Meu sonho é montar o negócio em um local próprio, com uma identidade visual bonita em que eu possa receber meus clientes e divulgar ainda mais meus produtos.”

No dia 22 de maio, sete empreendedores apoiados pelo projeto participaram também do Encontro Nacional da Aliança Empreendedora, em São Paulo.

Comentários