Aliança Empreendedora carregando
Blog
Fundação Telefônica Vivo abre inscrições para incubação de jovens empreendedores

Fundação Telefônica Vivo abre inscrições para incubação de jovens empreendedores

Programa Pense Grande estimula o empreendedorismo social e websérie ilustra o processo de empreendedorismo dos jovens

A Fundação Telefônica Vivo acaba de abrir o edital de inscrições para o processo de incubação de projetos de jovens empreendedores do Programa Pense Grande, iniciativa que visa estimular o empreendedorismo social entre jovens de diferentes regiões do Brasil. Podem concorrer qualquer iniciativa empreendedora com proposta de negócios com impacto social e tecnologia digital.

Para participar do processo seletivo, é necessário ter mais de 18 anos, ter renda familiar de, no máximo três mil reais por pessoa, ter acesso à internet e disponibilidade para viagens, e residir em qualquer capital e suas regiões metropolitanas do país – para o estado de São Paulo, vale todos os municípios.

A seleção será composta de três etapas. Na primeira, os empreendedores se inscrevem até o dia 28 de fevereiro no hotsite http://pensegrande.org.br/participe/ por meio do preenchimento de questionário online, contando um pouco de sua iniciativa. No dia 22 de março, serão selecionados 140 projetos. Na etapa seguinte, de 22 de março a 12 de abril, os representantes escolhidos passarão por capacitações online e terão que entregar desafios, sempre acompanhados por consultorias online que estarão à disposição para tirar dúvidas. No dia 1º de julho, finalmente serão conhecidas as 30 iniciativas que serão incubadas.

Durante toda incubação, do Programa Pense Grande, que tem duração de cerca de dez meses, os jovens receberão apoio para desenvolver suas competências empreendedoras e seus empreendimentos, por meio de oficinas, assessorias regulares e personalizadas (online e presenciais), mentorias com empreendedores mais experientes, capacitações, imersões presenciais e capital semente.

“O grande objetivo do programa é estimular esses jovens a olharem o empreendedorismo social como uma forma de mudança de vida e de futuro. Este ano, incluímos novas localidades para participação e dobramos o número de vagas, o que aumenta a abrangência do programa. Com apoio intelectual e financeiro para desenvolver suas ideias e
torná-las negócios de impacto na região onde vivem, oferecemos mais oportunidades aos jovens”, afirma Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

“O objetivo do programa é estimular esses jovens a olharem o empreendedorismo como uma possibilidade de mudança de vida, uma forma de construir seu futuro. Este ano, incluímos novas localidades e dobramos o número de vagas, aumentando a abrangência do programa. Oferecemos a oportunidade de os jovens tirarem suas ideias do papel e transforma-las em negócios de impacto, mostrando que o empreendedorismo é para todos”, afirma Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Websérie
Para mostrar como o jovem se vê diante do desafio de empreender, não só no programa como também na trajetória do empreendedorismo, a Fundação Telefônica Vivo está lançando uma websérie que mostra a jornada empreendedora, sob a perspectiva do jovem.

Em quatro episódios de cerca de 4 minutos cada – Jovens, Propósito, Caminhada e Amanhã –, os vídeos trazem o perfil dos jovens, a motivação de suas ideias, a caminhada dentro desse processo de empreender e as expectativas do projeto para o futuro. Os vídeos foram gravados ao longo do Pense Grande Incubação 2018 com os integrantes dos projetos incubados e resumem as percepções, sentimentos e experiências dentro da jornada empreendedora, os
aprendizados e os desafios de empreender uma iniciativa de impacto social.  Os vídeos da websérie serão lançados semanalmente a partir de quarta-feira, 20, e ficarão disponíveis no site do programa (http://pensegrande.org.br/).

O episódio “Propósito”, traz as causas que motivam os jovens empreendedores, as principais questões que levaram os participantes a criarem seus negócios sociais, no que consistem e para quem são destinados. O capítulo “Caminhada”, retrata o percurso e amadurecimento dos jovens ao longo do programa. Desafios e superações são abordados, dando voz à perspicácia de cada um em enxergar oportunidades no lugar de problemas. No último da
série, “Amanhã”, faz um balanço feito pelos jovens sobre a jornada empreendedora dentro do programa e as perspectivas para o futuro. Com os aprendizados adquiridos prontos para serem colocados em prática, eles refletem sobre o que desejam para o mundo que querem habitar. Um vídeo inspirador para quem já tem uma iniciativa de impacto social ou precisa de apenas um empurrãozinho para começar.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo
A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

Nossos canais:
Web: fundacaotelefonica.org.br
Email: fundacao.br@telefonica.com
Facebook: /fundacaotelefonica
Youtube: /fundacaotelefonica
Instagram: @ft_brasil
Twitter: @ft_brasil

Assessoria de imprensa
imprensa@telefonica.com
Tel. (11) 3430-7020

Comentários