Skip to main content
Equipe da Aliança Empreendedora e parceiros durante o treinamento

Equipe da Aliança Empreendedora e parceiros durante o treinamento

Na semana de 13 a 18 de maio de 2013 aconteceu, em São Paulo, mais um treinamento realizado pela Aliança Empreendedora. Foram 12 participantes, representantes da Aliança Empreendedora São Paulo e de parceiros da organização em alguns projetos que estão iniciando. O treinamento aconteceu em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, que cedeu o espaço do campus da Av. Paulista.

A metodologia repassada nesse treinamento foi a Jornada Empreendedora, desenvolvida para apoio a empreendedores individuais que tem como base a teoria do Effectuation. A teoria foi desenvolvida por Saras Sarasvhhaty e foca em pontos que estão sendo desenvolvidos pelo empreendedor no momento, visando o alcance de resultados positivos ao seu negócio e à resolução imediata de seus problemas, ao invés de preocupar-se  apenas com os resultados em longo prazo.

Utilizando os princípios desta teoria, a metodologia prevê o desenvolvimento do empreendedor em quatro áreas distintas, referentes às práticas e habilidades necessárias para o ato de empreender. São elas: perfil comportamental; conhecimentos gerais; rede de contatos; estabelecimento de metas e plano de ação.

A metodologia possui dois ciclos.  Um deles é recomendado para empreendedores individuais que queiram empreender, mas que ainda não tem certeza absoluta de seu projeto. Ele foi desenvolvido com o intuito de contribuir para o processo de desenvolvimento da(s) ideia(s) de negócio bem como no amadurecimento do perfil empreendedor.

O outro ciclo foi estruturado para auxiliar empreendedores atuantes a desenvolver seus negócios que já estão em funcionamento. Esse ciclo visa o despertar dos participantes para a construção conjunta do conhecimento, de modo a instigar a busca de soluções, partindo das principais dificuldades enfrentadas pelos próprios empreendedores.

Segundo Marina Egg Batista, coordenadora de projetos na Aliança Empreendedora, “o treinamento foi muito rico, e contou com muita troca de conhecimento e experiência entre os participantes”. A partir do treinamento, os participantes estão aptos a aplicar a metodologia com os empreendedores e auxiliar no desenvolvimento deles.

 

Join the discussion One Comment

Deixe um Comentário