Skip to main content

Organizações são aliadas no projeto Tecendo Sonhos e foram selecionadas por meio de edital de seleção. O objetivo é promover relações mais justas de trabalho na cadeia de moda e têxtil de São Paulo, por meio do apoio aos microempreendedores donos de oficina de costura

Quatro organizações de São Paulo e região metropolitana, que já possuem histórico de atuação no apoio a imigrantes latinos na cidade, participaram entre 03 e 07 de agosto, de treinamento com a equipe do projeto Tecendo Sonhos, da Aliança Empreendedora, em São Paulo-SP.  As organizações sociais foram selecionadas por meio de edital de seleção, realizado no mês de julho deste ano.

O objetivo do treinamento foi de repassar aos representantes das organizações CAMI (Centro de Apoio ao Migrante); Si, Yo Puedo!; CIC do Imigrante (Centro de Integração e Cidadania), da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; e PAL (Presença na América Latina), a metodologia de apoio do projeto Tecendo Sonhos – Jornada Empreendedora para iniciantes e donos de oficina de costura. Agora as organizações estão aptas e habilitadas a capacitar microempreendedores donos de oficinas de costura, com o intuito de promover relações de trabalho mais justas na cadeia da moda e têxtil de São Paulo.

Além das organizações aliadas, participaram também do treinamento integrantes da Startup Alinha, uma iniciativa tecnológica de apoio, aceleração e match de oficinas de costuras e varejistas. A Alinha irá orientar e apoiar 20 donos de oficinas que já tiverem participado da capacitação do projeto Tecendo Sonhos.

Oriana Jara Maculet, chilena e presidente da organização PAL, foi uma das participantes no treinamento e coloca em destaque os principais pontos que ela observou na capacitação. “Existe o respeito pleno aos participantes e suas diferenças. Isso faz com que seja uma metodologia consistente com os valores propostos no projeto. Outro ponto de destaque foi a capacidade de ouvir novas ideias para a metodologia, pensando no que é mais útil e funcional no impacto com o público-alvo”, diz Oriana.

A coordenadora do projeto Tecendo Sonhos na Aliança Empreendedora, Cristina Filizzola, avalia que com a capacitação foi possível além de replicar a metodologia, trocar experiências importantes com as organizações aliadas, quanto ao contexto do público atendido pelo projeto. “Foi uma ótima experiência poder trocar com organizações que já trabalham com imigrantes há muitos anos, que puderam contribuir para aproximar a metodologia criada pela Aliança, com a realidade do público atendido. Percebemos muito interesse de todos os participantes, que estão envolvidos com a mesma causa. Além disso, as organizações se conheceram melhor, o que nos levou a pensar em ações conjuntas”.

Capacitações

As organizações treinadas já mobilizaram imigrantes empreendedores e donos de oficinas de costura em São Paulo-SP, e com isso as primeiras capacitações do projeto em 2015 já tiveram início.

tecendo_mobilizacao

Atualmente três turmas de microempreendedores estão em andamento, somando um total de 44 participantes. As capacitações estão sendo realizadas no CIC do Imigrante, situado na Barra Funda, e no CAMI, situado em Campos Elisios, e tem como previsão de término o mês de outubro deste ano.

O projeto Tecendo Sonhos é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, desenvolvido atualmente em parceria com a BrazilFoundation.

Conheça sobre o projeto Tecendo Sonhos

Parceria com BrazilFoundation dá continuidade ao projeto Uma Mensagem para a Liberdade

Edital para organizações aliadas: Projeto Tecendo Sonhos – São Paulo-SP

Aliança Empreendedora e Fundação Rockefeller capacitaram imigrantes latinos a empreender uma cadeia da moda mais justa em São Paulo

Deixe um Comentário