Skip to main content

 

O programa faz parte de uma rede global e vai apoiar 300 empreendedores a começar e desenvolver seus negócios com mais preparo e estrutura

Começa agora em setembro a mobilização e seleção de jovens para serem apoiados pelo Programa Geração Empreendedora. O programa busca jovens de baixa renda, entre 18 e 35 anos, querem empreender ou melhorar seus negócios nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

O Geração Empreendedora é fruto de uma parceria entre a Aliança Empreendedora e a Youth Business International ( YBI – Uma rede global fundada pelo Príncipe de Gales, com o objetivo de incentivar jovens de 18 a 35 anos a empreender e melhorar seus negócios). O programa será realizado no Brasil pela Aliança Empreendedora em parceria com a Brasil Júnior (Confederação de Empresas Juniores), CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) e o Programa Conexão, com o patrocínio da Accenture,  ICAP, J.P. Morgan e Bank of America.

A metodologia de apoio utilizada no programa é uma combinação entre a metodologia da Aliança Empreendedora e da Youth Business International, baseada em quatro grandes pilares: Treinamento, Mentoria, Acesso a Crédito e Avaliação.

O programa foi lançado oficialmente no Encontro Nacional de Empresas Juniores 2013 (Leia mais sobre o lançamento oficial aqui), e para apoiar os jovens em cada cidade, foram firmadas parcerias com Empresas Juniores filiadas a Brasil Junior:  PJ Consultoria – Belo Horizonte – MGACE – Consultoria – Recife-PEAyra Consultoria – Rio de Janeiro-RJ e Trilhas – Curitiba-PR. Além das empresa júnior em Curitiba a Aliança Empreendedora também assume a operação direta do projeto.

As Empresas Juniores foram treinadas pela equipe da Aliança Empreendedora em Curitiba na semana do dia 12 de agosto. A coordenadora geral do Geração Empreendedora dentro da Aliança Empreendedora, Helena Casanovas, acredita que um dos maiores diferenciais do programa é a conexão dos empresários juniores que já possuem experiência em gestão e que tiveram oportunidade de acessar o ensino superior público, com jovens de baixa renda que querem empreender mas que não tiveram acesso às mesmas oportunidades. “Queremos aproximar jovens brasileiros de diferentes realidades sociais, mas que compartilham de um objetivo comum, que querem se desenvolver e contribuir para o desenvolvimento do Brasil”.

Os empresários juniores responsáveis pelo projeto em cada cidade sabem do desafio que é operar o programa e estão muito animados com a oportunidade de praticar, ainda na empresa júnior, o impacto social e o fomento ao empreendedorismo. Pedro Serpa, 21 anos,  irá trabalhar diretamente no programa pela Ayra Consultoria da UFRJ e afirmou que o Movimento Empresa Junior fala muito sobre aprender ao realizar projetos que transformam, sendo o programa a chance de fazer isso na prática. Sobre a metodologia, ele afirmou: “Foi um consenso da Ayra de que a expectativa era que chegássemos aqui e a equipe repassasse uma metodologia fechada, e foi completamente diferente. A metodologia é também uma reflexão nossa de quem a gente é, de como a gente pode melhorar. É uma nova forma de pensar, uma metodologia de ensino completamente diferente e vamos conseguir ensinar as pessoas de uma forma mais leve. Acreditamos que nosso principal impacto será dar a oportunidade para que os jovens vejam que podem começar quando eles quiserem, e que a metodologia dá ferramentas pra isso. Queremos desmistificar a ideia de que se precisa ter muito recurso e muito conhecimento pra empreender, e com a nossa ajuda, acreditamos que o jovem vai conseguir tirar ideias do papel”.

A Aliança Empreendedora e as Empresas Juniores já começaram o trabalho de mobilização e seleção de jovens em cada cidade e as assessorias começam ainda esse mês.

Para se inscrever no Geração Empreendedora, é necessário entrar em contato com a Empresa Junior  em cada cidade. O público alvo são jovens de baixa renda entre 18 a 35 anos que querem empreender nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Enquanto o site do projeto não fica pronto, para se inscrever para a seleção, entre em contato com:

Curitiba:
Aliança Empreendedora: (41) 3013-2409 e (41) 9921-6742
e-mail: projetoge@aliancaempreendedora.org.br
Trilhas UFPR:  (41) 3360-5370

Belo Horizonte:
PJ Consultoria: (31) 3409-4809 e (31) 9708-3883
e-mail: geracaoempreendedora@producaojunior.com.br

Rio de Janeiro:
Ayra Consultoria:  (21) 3873-5299 e  (021) 9283-4230
e-mail: alianca@ayraconsultoria.com

Recife:
A.C.E. Consultoria: (81) 2126-8889 e (81) 9202-3346.
e-mail: ge@aceconsultoria.com.br

O Geração Empreendedora também está no Facebook: https://www.facebook.com/programageracaoempreendedora

Join the discussion 8 Comments

Deixe um Comentário