Skip to main content

 

Helena Casanovas Vieira e Regina Pfiffner no evento

Helena Casanovas Vieira e Regina Pfiffner no evento

No dia 15 de abril, aconteceu o “1º Diálogos Aliança” em Curitiba, ministrado pela diretora executiva da Aliança Empreendedora Lina Useche. A proposta do programa “Diálogos Aliança” é de oferecer um espaço de estudo e discussão da literatura sobre pobreza, empreendedorismo e desenvolvimento a estudantes e profissionais interessados. No encontro do dia 15, Lina apresentou aos participantes os conceitos e experiências de Mohhamed Yunus em três livros: O banqueiro dos pobres, Criando um mundo sem pobreza e Creating Social Business.

Lina conta que a trajetória de Muhammad Yunus fala por si só. Yunus queria provar ao mundo que emprestar dinheiro a empreendedores de aldeias muito pobres em Bangladesh não só era possível, como poderia se tornar um negócio sustentável, e conseguiu. A trajetória de Yunus, do primeiro empréstimo de USD 27,00 ao Prêmio Nobel da Paz, é incrível e cheia de lições a serem aprendidas. “Yunus também queria provar a replicabilidade do modelo para qualquer área de negócios no mundo inteiro, e que uma nova geração de empresas com fins lucrativos, porém com missão social iria se levantar e revolucionar o capitalismo como o conhecemos”, completa Lina.

As quatro horas de discussão renderam. Sobre o curso, uma das participantes Ligia Bocabello, estudante de publicidade e recém-contratada estagiária da Aliança Empreendedora comentou: “Temos a péssima mania de nos acostumar com a realidade ao nosso redor, e Yunus mostrou que é possível contornar o “óbvio” e melhorar uma sociedade através do resgate e inclusão da parcela da população marginalizada. Sua experiência com o microcrédito foi incrível, surpreendente saber que sua ideia surgiu ao se deparar com uma situação (infelizmente) tão banal.”

A Aliança Empreendedora contou com a parceria do blog Empreendedorismo Rosa, e quem fez as fotos foi a fotógrafa Nanci Novak.

 

 

Deixe um Comentário