Skip to main content

 

Equipe durante a revisão de metodologia

Equipe durante a revisão de metodologia

Desde o início de março, a Aliança Empreendedora está reformulando sua metodologia de apoio a empreendedores individuais, atualizando-a com base nos conhecimentos adquiridos com a experiência e também com os estudos mais recentes sobre empreendedorismo.

O primeiro passo desta nova construção foi a 2ª Semana de Revisão de Metodologia, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de março de 2012, em Curitiba. Ao longo destes 4 dias, assessores, diretores e coordenadores de projetos da Aliança Empreendedora de Curitiba, São Paulo, Recife e Salvador estiveram reunidos para discutir um novo modelo de apoio a empreendedores individuais.

Muitos pontos deste novo modelo estão embasados na pesquisa realizada por Saras Sarasvathy e cujos resultados foram compilados no livro Effectuation, ainda sem tradução para o português. Por meio da pesquisa, Sarasvathy percebeu que o sucesso de um empreendedor depende basicamente de 3 elementos: quem ele é, o que ele sabe e quem ele conhece.

Cruzando os dados da pesquisa com a experiência de base da Aliança Empreendedora no apoio a empreendedores de baixa renda, identificamos a oportunidade de focar a metodologia muito mais no desenvolvimento do empreendedor, do que do seu negócio em si, garantindo dessa maneira que as mudanças provocadas sejam muito mais duradouras.

A nova metodologia está em processo de construção e em breve estará disponível para os assessores da Aliança Empreendedora e das organizações aliadas, beneficiando empreendedores de todo o Brasil!

Join the discussion One Comment

Deixe um Comentário