Skip to main content
Os catadores da ASERBAC recebem o certificado

Os catadores da ASERBAC recebem o certificado

O mês de maio de 2012 foi bastante agitado para os associados das organizações de catadores de Minas Gerais apoiadas pelo Projeto Reciclagem Inclusiva, parceria entre a Aliança Empreendedora, a Gerdau e a GIZ.

Os catadores da ASCADI (Associação de Catadores de Divinópolis) e ASERBAC (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barão dos Cocais) receberam os certificados referentes às capacitações aplicadas durante a primeira fase do projeto, ocorrida de agosto/2011 a janeiro/2012, e estiveram presentes em outros eventos, buscando aumentar seus conhecimentos e representatividade em eventos envolvendo a temática da reciclagem.

No dia 11 de maio, os associados de Divinópolis receberam os certificados e contaram com a presença de alguns convidados especiais, como a representante do IG Local Sra. Maria da Conceição Maciel; Sr. Francisco de Faria Campos Junior, Gerente de Fiscalização Ambiental da SEMMAPU- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Politicas Urbanas de Divinópolis; Sr. Sandro Amaral Nogueira, geógrafo representante do mesmo órgão público municipal; Sr. José Melquiades da Silva – Encarregado de Manutenção/Operacional-VIASOLO, empresa responsável pela coleta seletiva do município; e a Srta. Fabiana Lourenço Mendes, encarregada do Núcleo de Sustentabilidade da Secretaria de Segurança Social do Governo de Minas Gerais.

No dia 23/05, foi a vez dos associados de Barão de Cocais receberem o certificado. A entrega aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Obras Públicas e também contou com a presença da representante do IG Local Sra. Janua Celi de Souza; Sr. Marlon Almeida Silva, do setor de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Gerdau local; Srta. Micheline,Vieira de Almeida, auxiliar de secretaria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barão de Cocais; e Srta. Gisele Aparecida da Silva, técnica de meio ambiente do mesmo órgão. Para comemorar a ocasião, houve um momento de confraternização com todos os presentes.

Os acontecimentos no projeo não param! A presidente da ASCADI, Lucinéa da Silva e o ex-presidente, Raimundo Nonato Xavier de Andrade, participaram do Seminário das Redes de Associações e Cooperativas de Catadores de MG e do ES, organizado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA, e pelo MNCR, com apoio da Fundação Banco do Brasil, Petrobras, BNDES, MTE, MPMG, Grupo Danone e Misereor. O seminário aconteceu nos dia 14 e 15 de maio. Neste evento, foi discutida a importância das associações em integrarem redes de comercialização, bem como a necessidade de mudança de visão dos associados/cooperados, que deve manter a sua base nos princípios do cooperativismo, porém sem deixar de perceber as organizações como um negócio.

No dia 22/05, foi realizado o I Encontro de Sustentabilidade no Sistema Prisional do Estado de Minas Gerais. Este evento aconteceu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR, promovido e organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da Secretaria de Defesa Social do Estado de MG. O objetivo foi conscientizar os diretores de penitenciárias do Estado em implantar o gerenciamento dos resíduos sólidos nestes locais, com destinação para associações e cooperativas de catadores. O associado Leandro Aparecido Alves dos Santos foi convidado a participar e dar o seu depoimento, uma vez que ele integra atualmente o quadro de associados da ASCADI e também cumpre pena em regime semi aberto na Penitenciária Floramar, em Divinópolis. Ele falou sobre a sua mudança de comportamento e como a atividade de catação contribuiu para o seu crescimento pessoal. Também relatou como é a rotina de uma associação de catadores e como é essencial para as pessoas que dependem dos resíduos receberem o apoio da sociedade e de todas as esferas do governo.

Na mesma semana, no dia 24/05, foi realizado o 3º Encontro Estadual de Coleta Seletiva no CMRR. O evento foi realizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente –FEAM; Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR; Fundação Israel Pinheiro – FIP, por meio do Programa Minas Sem Lixões; Fórum Estadual Lixo e Cidadania; INSEA e MNCR. Além das palestras de representantes do MPMG, do Governo Federal e Estadual, que tinham como eixo principal os serviços de coleta seletiva e a inclusão sócioprodutiva dos catadores, foi realizado o cadastro das associações e cooperativas no Programa Bolsa Reciclagem, um programa pioneiro do Estado de MG que realizará o pagamento pelos serviços prestados a essas organizações, de acordo com a quantidade de material coletado e triado e também de acordo com o número de integrantes de cada organização. Neste dia, estiveram presentes a Lucinéa da Silva e o José Nilson Bento de Oliveira (presidente e tesoureiro da ASCADI, respectivamente) e também Alessandra dos Reis (tesoureira) e Viviane Amorim Silva Raimundo, ambas integrantes da ASERBAC. O município também foi convidado a participar e Barão de Cocais foi representada pelo Secretário de Meio Ambiente, Sr. Nivaldo Nunes de Souza.

 

Deixe um Comentário