Skip to main content

Produtos foram desenvolvidos a partir da doação de tecidos e retalhos recebidos pelos artesãos da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo

Já pensou em como uniformes antigos e tecidos de estofamento de automóveis podem ser reaproveitados? Ou ainda em como esse material pode, além de reaproveitado, também gerar renda? O Costurando o Futuro, projeto da Fundação Volkswagen em parceria com a Aliança Empreendedora realizou no último mês uma mostra de produtos do projeto exatamente com esse objetivo: apresentar para a comunidade os resultados obtidos no desenvolvimento e criação de produtos de artesanato, com retalhos e tecidos das fábricas Volkswagen que até então seriam descartados.

Grand Plaza Shopping.2

A mostra foi realizada em uma loja exclusiva do projeto localizada no Grand Plaza Shopping, em Santo André-SP, de 20 de fevereiro à 20 de março, e contou com a exposição de produtos que vão desde nécessaire, bolsas, aventais, lixeiras para carros, até adereços diversos e outros itens de uso pessoal. Grande parte da matéria-prima utilizada é obtida a partir da reciclagem de diversos tecidos utilizados na indústria automotiva da Volkswagen. Os materiais que antes seriam descartados são doados aos artesãos, que adaptam, reestruturam os tecidos e criam produtos exclusivos para comercialização, gerando também um impacto na geração de renda.

Fotos Costurando

A artesã Denise Kristal é empreendedora, dona da DK Consultoria, que participou ativamente na logística e organização da mostra e falou um pouco sobre os resultados obtidos nesse um mês de exposição. “A gente sempre conversou nos encontros da Rede sobre administração, logística e materiais, mas não conhecíamos os produtos umas das outras. Com a mostra acabamos tendo acesso a tudo produzido nos grupos de artesãs, e ficamos encantadas com a diversidade de itens. A loja vendeu muito bem, tendo uma grande aceitação do público, além disso, todas participaram de alguma forma a partir dos conhecimentos de cada uma, com o atendimento ao público, controle de estoque, fluxo de caixa e assim por diante”, fala Denise.

Durante a mostra os visitantes podiam adquirir os produtos e também conhecer melhor sobre o objetivo do projeto e sobre as organizações envolvidas no Costurando o Futuro, que atualmente conta com uma rede ativa de artesãos em São Bernardo do Campo-SP.

1Grand Plaza Shopping.

Lilian Almeida, assessora de empreendimentos da Aliança Empreendedora que acompanha o Costurando o Futuro, explica em como o projeto fornece não apenas materiais, mas também conhecimentos específicos em gestão. “O projeto além de redirecionar e reciclar materiais que até então iriam para o lixo, promove também um aumento na geração de renda desses artesãos. Aliado a isso, o Costurando o Futuro capacita e acompanha os grupos por alguns meses, capacitando os participantes em aspectos relacionados a gestão, produtividade, precificação, e também fomentando a integração do grupo como uma rede fortalecida”, fala Lilian.

Sobre o Costurando o Futuro

Apoiados pela Fundação Volkswagen e a Aliança Empreendedora, os artesãos recebem matérias-primas, obtidas a partir da reciclagem de diversos itens e materiais utilizados na indústria automotiva. O projeto, que existe desde 2009, propicia capacitação e geração de renda aos participantes, bem como para as comunidades onde estão inseridos e, sobretudo, dissemina práticas mais sustentáveis, minimizando o impacto no meio-ambiente. Ao todo, cerca de 376 pessoas já foram atendidas pelo projeto sendo que desde 2016, por meio do trabalho em Rede, 60 pessoas compõe esta iniciativa.

Deixe um Comentário