Skip to main content

Aliança Empreendedora, em parceria com o Sebrae/RJ e a SAP Brasil, oferece capacitação para quem possui um pequeno negócio ou quer começar a empreender

Começou em fevereiro deste ano, a capacitação de jovens que residem e possuem um negócio, ou querem empreender em comunidades da periferia da cidade do Rio de Janeiro. Até o momento, 61 jovens do Salgueiro, Maré, Manguinhos e Santa Cruz concluíram o processo. O objetivo do projeto é desenvolver conhecimentos em gestão empreendedora e autoconhecimento. No total, serão beneficiados pelo menos 70 participantes.

Durante o processo são oferecidas capacitação presencial e gratuita sobre gestão e ideias empreendedoras; mentoria com empreendedor mais experientes, que acompanham os participantes por um período pós-projeto e, por fim, acesso e fortalecimento de redes de contatos, ou seja, momentos de integração e de trocas de experiências com outros integrantes do projeto.

sebrae rj 2

Sobre o Geração Empreendedora – Rio de Janeiro

O projeto uma iniciativa da ONG Aliança Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RJ e a SAP Brasil. Para participar, os jovens devem ter entre 18 a 35 anos e querer começar um negócio ou melhorar o que já está em andamento.

A analista do Sebrae/RJ, Fabiana Ramos destaca que a participação do Sebrae/RJ em iniciativas como essas possibilita a troca de conhecimento, considerando a grande experiência que a Aliança Empreendedora possui no desenvolvimento de pequenos negócios, e também permite capilaridade, para que as ações cheguem aos jovens de periferia da cidade.

Uma das principais características do Geração Empreendedora – Rio de Janeiro é mobilizar e levar até as comunidades acesso a capacitação, como explica Marina Egg, coordenadora do projeto na Aliança Empreendedora: “Uma das preocupações do projeto é alcançar e impactar jovens que vivem e empreendem na periferia, facilitando o acesso a conhecimentos e serviços, normalmente mais concentrados nos centros urbanos. Dessa forma, procuramos impactar tanto jovens, e seus negócios, quanto as comunidades em que estão inseridos”.

sebrarj1

Em maio, ocorrerá um Encontro Regional com todos os jovens durante um dia, momento de integração, quando poderão conhecer e compartilhar suas histórias com outros empreendedores que, assim como eles, participaram do Geração Empreendedora: Rio Janeiro em outras comunidades. Na ocasião, também haverá uma programação inspiradora para os impulsionar a continuar empreendendo ainda mais. É durante o Encontro Regional que acontecem os “matchings” de mentoria: encontro inicial entre os empreendedores e os mentores que os acompanharão por um período de 6 meses, no mínimo.

Deixe um Comentário