Skip to main content
Janaína e o marido Enock junto com parte da equipe da Aliança Empreendedora em Curitiba

Janaína e o marido Enock junto com parte da equipe da Aliança Empreendedora em Curitiba

Janaína Fiel da Silva tem 41 anos, trabalha com festas há 10 anos, e abriu a primeira casa de festas da Rocinha – Rio de Janeiro no início de 2012. O amor de Janaína pelo trabalho com festas é antigo, e nesses 10 anos que antecederam a inauguração do “Espaço Vip”, agora “Fiel Festas”, Janaína trabalhou duro para aprender e oferecer o melhor serviço aos seus clientes. As primeiras dicas e técnicas Janaína aprendeu com a ajuda de uma amiga, e depois disso, aprimorou seu trabalho e oferece novidades aos seus clientes constantemente com a ajuda de aulas e informações que encontra na internet.
A “jornada empreendedora” de Janaína começou cedo. Ela saiu de casa aos 13 anos, e, desde essa época, já alimentava a paixão por reunir as pessoas da comunidade para confraternizar e celebrar a vida. Foi mãe cedo, e seu primeiro desafio de vida foi empreender a criação de Kissyane, 23, e Luis Fernando, 22, sozinha. Para criar os dois filhos, Janaína trabalhou anos como manicure no Rio de Janeiro. Porém, passar o dia todo fora de casa a incomodava e a ideia de trabalhar como autônoma com festas – que já martelava em sua cabeça há anos – tomou forma. Janaína então deixou o salão, e começou a oferecer a comunidade da Rocinha os serviços de organizadora de festas.
Depois de receber a notícia de que tinha sido selecionada pelo quadro Mandando Bem do Caldeirão do Huck, Janaína Fiel e seu companheiro Enock vieram a Curitiba entre os dias 18 e 22 de março, para receber a capacitação em empreendedorismo e gestão de negócios da equipe da Aliança Empreendedora.
Durante essa semana, Janaína conseguiu reavaliar suas estratégias e dar uma reviravolta nos negócios. A mudança começou logo no primeiro dia, quando percebeu que estava precificando errado seus serviços. Helena Casanovas Vieira, consultora da Aliança Empreendedora, explicou que o preço que Janaína cobrava mal cobria os custos que ela tinha para fazer as festas. “Eu estava trocando seis por meia dúzia”, disse Janaína.
No segundo dia, outra surpresa. Como uma das etapas do processo de capacitação é a visita a algum empreendimento de sucesso, Janaína foi conhecer o Ricardo Brum e o Dionatan Santos da Livenup, que é uma empresa especializada em Cerimonial e Assessoria de casamentos, com um atendimento personalizado em Curitiba (http://www.livenup.com.br/). Durante a visita Janaína pode perceber que a Livenup vende um serviço que ela oferece de graça para o cliente dela, que é toda a parte do cerimonial. “É muito importante valorizar o nosso trabalho, se você vai dar alguma coisa para um cliente é necessário que ele saiba quanto é que aquele serviço custa.”, disse Dionatan Santos, sócio da Livenup.
Durante todos os outros dias da capacitação, Janaína reestruturou toda a proposta da Fiel Festas, além de fazer todos os cálculos necessários para não sair mais no prejuízo. “Pagar para trabalhar nunca mais!”, disse Janaína no fim da capacitação.

O programa foi ao ar no dia 13 de abril, para assistir na íntegra, acesse: http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/mandando-bem/noticia/2013/04/janaina-ganha-uma-super-forca-para-sua-casa-de-festas-no-mandando-bem.html

 

Join the discussion 2 Comments

Deixe um Comentário