Skip to main content

Projeto Empreendedoras da Moda é realizado em parceria com a Aliança Empreendedora e beneficiará mais de 500 mulheres em seis cidades do Brasil

Alinhado com a proposta de valor da Renner, de ser marca cúmplice da mulher moderna, o Instituto Lojas Renner, braço social da companhia, dá início a mais um projeto em prol do empoderamento feminino na cadeia têxtil. O programa Empreendedoras da Moda capacitará grupos de mulheres em seis cidades distribuídas em quatro estados brasileiros: Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Florianópolis e Pomerode, em Santa Catarina; Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio de Janeiro; e Jacareí, em São Paulo, e conta como o apoio da Aliança Empreendedora.

IMG-20180828-WA0041-300x146

Com duração média de 12 meses, o projeto beneficiará mais de 500 mulheres que já desenvolvem algum tipo de atividade têxtil e querem se profissionalizar ou que simplesmente possuem interesse na área. No total, cerca de 40 grupos terão aulas de gestão e empreendedorismo partindo de uma metodologia que estimula as alunas a criarem e ampliarem seus negócios a partir do que elas têm. Na formação, serão contemplados requisitos de sustentabilidade, qualidade de produtos e conformidade social. A metodologia e conteúdo da capacitação vem da Aliança Empreendedora, que treinará e acompanhará organizações locais e aliadas ao projeto em cada uma das cidades presentes da iniciativa.

O curso oferece em todas as cidades módulos sobre cadeia produtiva, controles financeiros, produtividade, vendas e divulgação, precificação e contratação de funcionários, entre outros temas. As alunas também terão acesso a consultorias para obter as certificações necessárias e formalizar seus empreendimentos. A formação envolve ainda capacitação técnica em costura de acordo com a vocação e perfil das empreendedoras e da região onde estão inseridas.

Renner 02

Nas capitais gaúcha e catarinense, o Empreendedoras da Moda já está em andamento. Em Florianópolis, por exemplo, o programa está capacitando as integrantes do projeto Armário Coletivo, iniciativa que dá um novo uso a peças descartadas pela comunidade, evitando a geração desnecessária de resíduos. Com as aulas oferecidas pelo Instituto Lojas Renner, as responsáveis pelo Armário Coletivo estão aprendendo técnicas de upcycling para produzir coleções a partir de roupas recebidas nos coletores EcoEstilo localizados em lojas da Renner.

Nas outras cidades, as aulas terão início nos próximos meses. Ao fomentar o empreendedorismo, o Instituto Lojas Renner – com o apoio de parceiros como a Aliança Empreendedora, Agustina Comas, SENAI, SESI e ONU Mulheres – busca desenvolver competências como protagonismo, liderança, inteligência emocional, cooperação e independência financeira, promovendo o empoderamento de mulheres de baixa renda.

Sobre o Instituto Lojas Renner

O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br) desenvolve e apoia projetos que promovem o empoderamento econômico e social da mulher na cadeia de valor têxtil. Desde sua fundação, em 2008, já investiu mais de R$ 48 milhões – oriundos das verbas repassadas pela varejista e também provenientes de leis de incentivo fiscal. Os recursos possibilitaram o apoio a cerca de 750 projetos espalhados pelo país, beneficiando 182 mil pessoas. Somente em 2017, foram investidos em mais de 50 projetos que beneficiaram 12 mil pessoas.

Deixe um Comentário