Skip to main content

Evento da Aliança Empreendedora, em parceria com o Sebrae/RJ e a SAP Brasil, contou com 50 jovens das comunidades de Manguinhos, Santa Cruz, Salgueiro e Maré,

Integrar e celebrar a jornada do projeto com um espaço inspirador para o fortalecimento de redes é a proposta do Geração Empreendedora – Rio de Janeiro que reuniu, no último dia 18 de maio, empreendedores em um encontro regional de encerramento e integração, no Rio Criativo.

O evento contou com a presença de 50 empreendedores que, desde março, participam das capacitações em gestão empreendedora e ideias de negócios nas comunidades de Manguinhos, Santa Cruz, Salgueiro e Maré. “Além de celebrar o projeto, reunimos estes participantes com outros empreendedores que estão começando um negócio ou já empreendem em suas próprias comunidades, compartilhando assim experiências e oportunidades”, explica a coordenadora do projeto na Aliança Empreendedora, Marina Paula Egg Batista.

O projeto de capacitação empreendedora é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, em parceria com o Sebrae/RJ e a SAP Brasil, e destinado a jovens entre 18 a 35 anos que querem começar um negócio ou melhorar o que já está em andamento.

Durante o evento foram realizadas atividades para formação de redes e bate-papo com Jéssica Oliveira, do Bagagem; Karen Franquini, da Ganbatte; Stephanie Oliveira, do Host a Future; Tiago Amorim, do Wish Planner e Marcelo Ramos, do Bistrô do Alemão, além de mentoria coletiva e individual. Na mentoria individual, os participantes conheceram os mentores que acompanharão seus negócios por um período de seis a 12 meses, para troca de ideias, sugestões e experiências.

“Quando cheguei, vi que tinha gente de todas as idades, fiquei mega animada. Uma galera nova, ainda na escola, e outra mais velha que se reinventa e busca conhecimento para seus negócios. Fiquei muito feliz ao contar minha trajetória e talvez inspirar essas pessoas ao demonstrar que dá para empreender com a periferia”, explica Jéssica Oliveira, empreendedora com o negócio social Bagagem, já apoiada pela Aliança Empreendedora, etapa de Incubação do Programa Pense Grande, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo.

Uma das principais características do Geração Empreendedora – Rio de Janeiro é mobilizar e levar até as comunidades capacitação e facilitar o acesso a serviços e conhecimentos para jovens que estão empreendendo na periferia, impactando também a economia destes locais. Fabiana Ramos, analista do Sebrae/RJ, reforça o projeto visa unir forças e disponibilizar o acesso a conhecimentos para quem está começando e precisa, nessa fase inicial, saber que não está sozinho. “O Sebrae/RJ identificou a necessidade de levar conhecimento e serviços gratuitos aos jovens. Importantes ferramentas do desenvolvimento de seus negócios, adaptadas à sua realidade. Como estão em comunidades afastadas do centro urbano, além da barreira social, existe também a dificuldade de acessar esse tipo de conhecimento, por conta da distância”, ressalta Fabiana.

Durante o processo, foram oferecidas capacitações presenciais e gratuitas sobre gestão e ideias empreendedoras; mentoria; acesso e fortalecimento de redes de contatos.

A empreendedora Dayse Alves fabrica bolos, doces e salgados para vender e tem sua renda a partir do seu negócio. Mas, no início, enfrentou muitas dificuldades. Ela participou do projeto para organizar melhor sua gestão. “Eu consegui ajustar e pensar em aspectos importantes da gestão do meu negócio, coisas que até então eu não conseguia organizar como, por exemplo, o livro caixa e a gestão financeira. Também me reconheci e valorizo mais o meu negócio e, agora, é só de ir além. Meu sonho é montar o negócio em um local próprio, com uma identidade visual bonita em que eu possa receber meus clientes e divulgar ainda mais meus produtos.”

No dia 22 de maio, sete empreendedores apoiados pelo projeto participaram também do Encontro Nacional da Aliança Empreendedora, em São Paulo.

Deixe um Comentário