Skip to main content
Visita da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barão de Cocais - ASERBAC à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis – ASCADI, situado na cidade de Divinópolis, estado de Minas Gerais

Visita da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barão de Cocais - ASERBAC à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis – ASCADI, situado na cidade de Divinópolis, estado de Minas Gerais

As organizações aliadas parceiras do Projeto Reciclagem Inclusiva, parceria entre a GIZ, a Gerdau e a Aliança Empreendedora para o apoio de 9 organizações de catadores em 6 estados brasileiros vêm incentivando ações de intercâmbio de experiências entre as organizações. Em dezembro passado,  foram realizadas duas ações de benchmarking, confira a experiência das organizações:

 Benchmarking entre ASERBAC e ASCADI

No dia 16 de dezembro de 2011, ocorreu a visita da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barão de Cocais – ASERBAC à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis – ASCADI, situado na cidade de Divinópolis, estado de Minas Gerais.

A visita teve o objetivo de criar um vínculo entre as organizações e proporcionar o intercâmbio de informações e a troca de experiências para a melhoria das organizações e do desenvolvimento do trabalho.

Os associados da ASCADI estavam entusiasmados com a oportunidade de serem anfitriões de outro grupo e de poder relatar suas experiências, conflitos e dificuldades. Já o grupo da ASERBAC estava ansioso com a possibilidade de conhecer um grupo maior e mais organizado, também participante do Projeto Reciclagem Inclusiva.

Durante o encontro, os grupos conversaram sobre diversos assuntos, tais como o formato de produção e rateio adotado em cada associação, preços dos materiais, parcerias e conflitos internos, bem como sobre as relações estabelecidas com a Gerdau e as Secretarias de Meio Ambiente de cada cidade. Ambos relataram a experiência de participar do Projeto e como ele tem contribuído para o desenvolvimento das associações.

A visita, além de contribuir para a partilha de experiências, dificuldades e conquistas do trabalho com materiais recicláveis, foi importante para que ambas as associações reconhecessem suas potencialidades e pontos a serem melhorados.

Cabe parabenizar à Associação Preparatória de Cidadãos do Amanhã – APRECIA, organização aliada do projeto, pela iniciativa.

Benchmanking entre ARCA e CETRISA

No dia 21 de dezembro de 2011, aproximadamente 30 sócios da Associação de Catadores e Recicladores de Esteio – RS – ARCA, visitaram a Central de Triagem de Resíduos de Sapiranga – RS – CETRISA, cooperativa de catadores que é modelo no Estado do Rio Grande do Sul.

O principal objetivo da visita foi a troca de experiências entre os grupos, visto que os municípios de Sapiranga (75 mil habitantes) e Esteio (78 mil habitantes) apesar de apresentarem praticamente a mesma população tratam a questão da coleta e triagem de materiais reciclados de maneiras distintas: Esteio possui coleta seletiva, já Sapiranga não. Além disso, a visita teve como objetivo sensibilizar os catadores e recicladores da ARCA para a necessidade de melhorias de seu processo produtivo.

Gostaríamos de parabenizar o Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP, Organização Aliada do Projeto Reciclagem Inclusiva localizada no Rio Grande do Sul que não mediu esforços para que esse intercâmbio acontecesse.

Deixe um Comentário