Skip to main content
Equipe e catadores do projeto durante o encontro

Equipe e catadores do projeto durante o encontro

Nos dias 28, 29 e 30 de março de 2012 foi realizado em Curitiba/PR o primeiro Encontro de Avaliação da metodologia Caminhos da Reciclagem, elaborada pela Aliança Empreendedora no Projeto Reciclagem Inclusiva Gerdau GIZ ao longo de 2011.

O objetivo do evento foi de avaliar e validar cada módulo da metodologia Caminhos da Reciclagem aplicado com as organizações de catadores, bem como promover o intercâmbio de experiências entre organizações sociais aliadas e entre os catadores participantes. Após esse evento, será possível fazer a diagramação e a ilustração do material para ser compartilhado com outras organizações de catadores.

O evento contou com a participação dos assessores das organizações aliadas: Avesol e Camp, localizadas no Estado do Rio Grande do Sul; Guardiões do Mar, situada no Rio de Janeiro; Aprecia, de Minas Gerais, e da Aliança Empreendedora, dos escritórios de São Paulo, Pernambuco e Paraná, responsáveis por aplicar os módulos da metodologia Caminhos da Reciclagem.

Além disso, contou com a participação das lideranças que representam as organizações de catadores apoiadas pelo projeto. Estiveram presentes representantes da: Cooperativa Pró-Recife (Recife /PE), Associação Reciclar (Araucária /PR), Cooperativa Moreira Cezar Recicla (Pindamonhangaba /SP), Cooperativa Cooper Rio Oeste (Rio de Janeiro /RJ), Associação de Recicladores e Catadores de Esteio – ARCA (Esteio /RS) e Associação de Catadores de Divinópolis (Divinópolis / MG).

De acordo com Larissa, integrante da equipe do projeto pela Aliança Empreendedora: “O evento foi um marco importante para o Projeto, pois, além de avaliar os resultados alcançados em 2011, promoveu intensa troca de experiências entre os participantes”.

Segundo relato do catador Luiz Claudio da Cooper Rio Oeste a experiência foi ótima: “Conheci pessoas maravilhosas aqui e aprendi muita coisa que poderei repassar para meus companheiros”.

Join the discussion One Comment

  • gostaria muito de participar, e cheguei à fazer um cadastro mas eu nao o terminei pois eu participo de uma associaçâo,eeu nao quero fazer o cadastro sò para mim. entaò eu gostaria que voces me esplicase como eu faço com as estorias que temos que contar se e uma por ,por uma.

Deixe um Comentário