Skip to main content
Não categorizado

Estudantes da YALE participam de projeto com catadores de Curitiba

By 12 de março de 2010novembro 5th, 2014No Comments

IMG_5511

Quatro estudantes da Universidade de Yale (EUA) estão participando de um programa em conjunto com o Projeto EcoCidadão de inclusão e apoio a organizações de catadores de materiais recicláveis em Curitiba. Os alunos fazem parte do Programa Global de Empresas Sociais da Escola de Administração de Yale (SOM-GSE) e, por meio deste, selecionam e oferecem consultorias para organizações com ou sem fins lucrativos que atuem pelo desenvolvimento social e já esteve presente em países como África do Sul, Madagascar, Colômbia e Brasil.

Os estudantes estiveram no Brasil na última semana para realizar visitas às seis associações e uma cooperativa apoiadas pelo Projeto EcoCidadão. Tiveram também reuniões com os parceiros do projeto – Aliança Empreendedora, Fundação Avina, Movimento Nacional dos Catadores e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba.

Após as visitas, os estudantes voltaram aos EUA e deverão desenvolver agora dois instrumentos que serão utilizados na gestão do projeto e das associações e cooperativas de catadores apoiados. “O primeiro instrumento consiste em um Simulador Financeiro, que permitirá comparar os valores referentes a entrada e saída de recursos nas associações e cooperativas e o segundo instrumento será um dash-board, um painel de controle que permitirá maior precisão no controle de indicadores do projeto e uma visão de quanto estas organizações estão se tornando mais próximas de sua auto sustentabilidade”, explica Rafael Cardeal, assessor do projeto.

O impacto destes instrumentos é diretamente no aumento de autonomia por parte dos catadores, ao incentivar a mudança de postura e ao estimular a reflexão sobre a necessidade de assumir os processos de produção e gestão de uma associação/cooperativa. “Ao inserir informações referentes aos recursos que entraram com a venda de materiais nesta ferramenta, os catadores poderão analisar o valor recebido, em média, por cada associado/cooperado e poderão, a partir de possíveis sobras, planejar que custos podem passar a assumir. Outros aspectos como a produtividade e a otimização do espaço produtivo também poderão ser analisados”, comenta Cardeal.

Além do suporte no conhecimento em gestão, a visita dos quatro estudantes – Kyle Williams, Kenli Okada, Elizabeth Turnbull e Elizabeth Eng – trouxe aos catadores uma experiência diferente do comum. “A visita as associações com os estudantes de Yale foi sensacional. Os contatos que inicialmente se deram com um pouco de receio por ambas as partes, em especial pela barreira do idioma, logo foi quebrada pela simpatia e atenção dos visitantes e pela receptividade dos catadores”, conta Cardeal.

Iniciado no ano de 2007, através de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Ação Social, Aliança Empreendedora, Fundação Avina e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o projeto visa mobilizar catadores na capital paranaense, apresentando as vantagens de se trabalhar de forma associativa e cooperativa, oferecendo todo o suporte para sua formalização. Possui hoje sete organizações apoiadas, quatro organizações em fase de mobilização, 250 catadores envolvidos e apresenta um aumento médio de 166% na renda dos catadores participantes.

Sobre a Aliança Empreendedora:

A Aliança Empreendedora é uma organização social que atua para o fomento e apoio ao empreendedorismo comunitário e de baixa renda como estratégia de inclusão e desenvolvimento econômico e social. Faz isto através de um Sistema de Inclusão Empreendedora que viabiliza aos microempreendedores os Acessos a Conhecimento, Microcrédito Produtivo e Comercialização através de uma rede de Negócios Sociais e diferentes metodologias desenvolvidas especificamente para este público, o empreendedor de baixa renda.

Desde sua fundação em 2005, a Aliança Empreendedora já apoiou mais de 1600 microempreendedores de baixa renda, atua com escritórios próprios no Paraná, São Paulo e Pernambuco e em parceria com organizações aliadas em mais 6 estados brasileiros através da prestação de serviços e parceria com organizações como Instituto Wal Mart, Grupo Santander Brasil, Sebrae, AVINA, Artemísia, Ashoka, Volvo, Instituto Ventura e Instituto Lojas Renner. O trabalho da organização proporcionou em 2009 um aumento de renda dos microempreendedores apoiados entre 45% e 170%.

Mais informações:

Site: www.aliancaempreendedora.org.br

Blog: www.fazerparamudar.org.br

Fone: (41) 3013 2409

Contato:

Giana Andonini

Assessora de Imprensa

Fone: (41) 9916 0197

E-mail: giana@aliancaempreendedora.org.br

Deixe um Comentário