Skip to main content
BlogNotícias

Encontros de Abertura dão início a atividades do Programa Parceiros em Ação nos municípios de Patos e Mossoró

By 16 de junho de 2014novembro 5th, 2014No Comments

Nos próximos dois meses, empreendedores das novas praças do programa participarão de curso de formação com metodologia da Aliança Empreendedora

Foram realizados na primeira semana de maio os Encontros de Abertura para o programa de formação do Programa Parceiros em Ação, nas cidades de Patos, na Paraíba, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. O Programa é desenvolvido pelo Banco Santander e executado pela Aliança Empreendedora, e tem o objetivo de apoiar as comunidades e incentivar a melhoria e o crescimento de empreendedores das regiões atendidas.

O encontro de Abertura na cidade de Patos aconteceu no dia 05 de maio no Sindicato dos Produtores Rurais, sendo preparado pela equipe da Essor Brasil, Organização Aliada local. Inicialmente foram dadas as boas vindas aos empreendedores, sendo apresentados os parceiros da região, assim como o funcionamento da metodologia e do Parceiros em Ação . Ao final foi apresentado um vídeo sobre a história de Sebastião Camilo da Silva, empreendedor de São Lourenço da Mata, Pernambuco, apoiado pelo projeto no ano de 2013. As atividades se encerraram com um coffee break oferecido aos participantes.

Já os Encontros de Abertura em Mossoró aconteceram nos dias 06 e 07 de maio, organizados pela ONG Visão Mundial, e realizados em dois momentos. No primeiro deles a iniciativa aconteceu na comunidade Vida Nova, na sede do grupo Mulheres em Ação, no período da tarde, com a participação de aproximadamente 20 empreendedores, sendo em sua maioria mulheres. Em um segundo momento, foi realizado um Encontro de Abertura na comunidade de Vila Jucuri, região rural do município de Mossoró, na sede da Confracimb – Conselho Fraterno das Comunidades Integradas de Mossoró e Baraúna, que contou com a presença de aproximadamente 25 empreendedores. Foi disponibilizado transporte para os empreendedores que moravam na comunidade vizinha, onde também terá uma turma do programa.

Para receber os empreendedores em todos os encontros estavam presentes Ivana de Carvalho, da área de Investimento Social do Santander, Jacqueline dos Santos, da Santander Microcrédito de São Paulo junto com a equipe de Microcrédito local, e Camila Reis, da Aliança Empreendedora. Frederic Barbotin, representando a Essor Brasil, estava presente na cidade de Patos, e Renata Cavalcante, da Visão Mundial, na cidade de Mossoró.

Camila Reis, da Aliança Empreendedora e responsável pelo acompanhamento das Organizações Aliadas dentro do Programa, avaliou os Encontros como ações positivas nas comunidades. “O número de empreendedores participantes nos Encontros de Abertura foi próximo aos que se inscreveram para participar do Programa. Neste contato inicial, os participantes se mostraram muito interessados, fizeram perguntas, tiraram dúvidas, estavam animados com o início das atividades, inclusive questionando a possibilidade de convidar pessoas para participar dos cursos de formação”.

Próximos passos

Os Encontros de Abertura são realizados nas localidades para a apresentação do programa e da metodologia aos participantes inscritos. As próximas atividades do Programa Parceiros em Ação nas cidades de Mossoró e Patos serão realizadas com os participantes divididos em oito turmas, quatro delas em cada local. Nesta etapa será aplicado um curso de formação para empreendedores com duração de aproximadamente dois meses, utilizando a metodologia Jornada Empreendedora da Aliança Empreendedora, com os próprios participantes selecionando os temas desenvolvidos na capacitação relacionados à gestão e competências empreendedoras

O Programa Parceiros em Ação iniciou suas atividades em 2013, com uma participação total de 130 empreendedores. Em 2014 o objetivo é promover a formação de 480 empreendedores em 48 turmas, divididas entre os seguintes locais: Cidade de São Paulo, nos bairros Heliópolis e Paraisópolis; São Lourenço da Mata e Cabo Santo Agostinho, em Pernambuco; Patos, na Paraíba; e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Deixe um Comentário