Skip to main content

Só os empréstimos em moeda social já fizeram aproximadamente 200 mil reais circularem dentro da comunidade, ao contrário de serem gastos em outros lugares.

O Banco Tupinambá surgiu para manter a riqueza dentro da comunidade da Baía do Sol, localizada na Ilha de Mosqueiro – região Amazônica do estado do Pará. Ivoneide e Marivaldo Vale, fundadores do Tupinambá, acreditam que através do Moqueio, moeda social criada, é possível assegurar o consumo local, reforçando as bases para o desenvolvimento, bem como a confiança das pessoas na prosperidade da ilha.

As atividades do banco se reúnem em microcrédito produtivo orientado, crédito para consumo na comunidade através de uma moeda social própria e correspondente bancário.

Inaugurado em 2009, o Banco Comunitário Tupinambá, com dois anos de existência, cresceu em 50% o número de famílias com atividades produtivas, e em mais de 60% o consumo interno. Em cinco anos, o crescimento foi superior a 1000% em número de transações bancárias, o que mostra a inclusão financeira da comunidade.

Através do financiamento colaborativo, o Banco Comunitário Tupinambá busca apoio para a arrecadação de recursos, que serão investidos na compra de equipamentos necessários para a implementação de 3 novos pontos de atendimento, localizados em outros locais da ilha de Mosqueiro. Com isso, os moradores locais poderão pagar e receber contas, fazer empréstimos e receber benefícios como o Bolsa Família e outros.

O próprio banco irá investir no pessoal e espaço físico necessários para esses três novos pontos. Dois espaços já estão garantidos através de parcerias com empreendimentos locais, e um terceiro será selecionado para ficar em um ponto estratégico na comunidade, onde possa atender as pessoas que teriam menos condições de se deslocar.

O Tupinambá é inovador porque além de toda sua atividade bancária, também orienta a comunidade através dos Fóruns de empreendedores e eventos solidários, que promovem o entretenimento comunitário, aquecendo a economia e movimentando o turísmo por meio das ações do BCD, que se tornou referência em finanças solidárias na região Amazônica.

Além do impacto na comunidade, os empreendedores do Banco Comunitário Tupinambá vêm acumulando grandes conquistas como a premiação de Ivoneide pelo Programa Acolher da Natura, Prêmio Claudia, Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário,  e o terceiro lugar do Prêmio Reconhecer da fundação Vale.

Você pode fazer parte deste projeto, entrando no Portal Impulso, e colaborando com o Crescimento do Banco Comunitário Tupinambá: LINK

Para apoiar o projeto, basta realizar o cadastro no site, e depois disso, na página do projeto, clicar em “Impulsionar”.

Acesse aqui o Passo-a-passo para o cadastro: http://goo.gl/8ZMtC0

Acesse aqui o Passo-a-passo para apoiar um projeto: http://goo.gl/VOYBK1

Deixe um Comentário