Skip to main content
DesenvolvimentoNão categorizado

Troca de experiências com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Uberaba – MG

By 29 de julho de 2010novembro 5th, 2014No Comments

Nesta última terça-feira visitamos a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) em Uberaba, Minas Gerais. Além da visita a Secretaria, realizamos uma visita técnica às cooperativas Cooperu e Caritas para conhecer o trabalho já desenvolvido por elas e trocar experiências que temos a partir do projeto Eco Cidadão, realizado em Curitiba em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Ação Social, Fundação Avina e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

O projeto EcoCidadão possui hoje sete organizações apoiadas, quatro organizações em fase de mobilização e 280 catadores envolvidos e apresenta um aumento médio de 166% na renda dos catadores participantes.

O projeto Eco Cidadão possui hoje nove organizações apoiadas, duas organizações em fase de mobilização e 300 catadores envolvidos e apresenta um aumento médio de 166% na renda dos catadores participantes.

Segundo matéria da SEMAT, “A intenção das visitas é que a Aliança Empreendedora elabore um projeto e apresente para a Prefeitura de Uberaba propostas de ações, para desenvolver com as duas cooperativas a coleta seletiva com objetivo de fortalecer os catadores e promover a inclusão social”.

Confira a matéria:

27/07/2010 – SEMAT recebe profissionais de Curitiba para conhecerem os trabalhos da Cooperu e Caritas

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo – SEMAT recebeu nesta terça-feira (27) a visita da equipe da Aliança Empreendedora, de Curitiba, uma organização social que trabalha com o apoio e inclusão de micro empreendedores e profissionais de baixa renda. Eles foram recebidos pela secretária municipal Renata Mesquita, acompanhada da coordenadora Daniela Fuchs e equipe. “Estamos dando continuidade aos projetos na área da Coleta Seletiva que vinham sendo desenvolvidos por Carlos Assis”, explica Mesquita. Além do contato com os profissionais da Semat, a equipe da Aliança Empreendedora também realizou visitas técnicas à Cooperu e à Caritas, com o objetivo de conhecer o trabalho realizado por estas cooperativas e assim realizarem uma troca de experiências. A Aliança é de Curitiba, cidade que já pratica a coleta seletiva há cerca de 20 anos. Ela atua neste mercado há cinco anos realizando trabalhos em nove estados brasileiros. A intenção é que a organização elabore um projeto e apresente para a Prefeitura propostas de ações, para desenvolver com as duas cooperativas a coleta seletiva com objetivo de fortalecer os catadores e promover a inclusão social. Segundo Rodrigo de Mello Brito, técnico da organização, a maior barreira já foi quebrada. “É muito difícil encontrar municípios comprometidos para promover essa inclusão”, ressalta. Essa ação tem o intuito de enfatizar a demanda da administração municipal, no aumento dos números da coleta seletiva. A responsável pelo desenvolvimento das ações, Daniela Fuchs, ressaltou a importância da coleta seletiva, tanto na questão social, com a geração de emprego e renda, quanto na questão ambiental, com a preservação do meio ambiente. “Os profissionais da Cooperu e Caritas são de grande importância para a sociedade e representam um papel fundamental para a conservação e preservação do meio ambiente”, enfatizou Daniela.

Deixe um Comentário