Aliança Empreendedora carregando
Blog
Empreendedores paranaenses são reconhecidos por ideias sustentáveis e inovadoras

Empreendedores paranaenses são reconhecidos por ideias sustentáveis e inovadoras

Final da 3ª edição do concurso Desafio Paraná estimula o surgimento de novos negócios e crescimento de pequenos empreendimentos no Estado

Lançado há três anos, o concurso cultural Geração Empreendedora – Desafio Paraná tem como objetivo capacitar e reconhecer, via qualificação, mentoria e investimento, jovens empreendedores do Estado. Essa iniciativa do Governo do Paraná e Volkswagen, em parceria com a organização social Aliança Empreendedora, revelou na última sexta-feira (7) os vencedores da 3ª edição em cerimônia que reuniu 60 finalistas, patrocinadores, parceiros e autoridades – entre elas a governadora Cida Borghetti.

“A parceria entre a Volkswagen do Brasil e o Governo do Paraná nos possibilita atingir comunidades menores e distantes para fazer com que as pessoas mostrem o seu potencial através dos projetos. Os jovens têm vontade e capacidade de empreender, só precisam de uma oportunidade. O conhecimento para tirar as ideias do papel e alavancar seus negócios foi recebido através da metodologia e formação ministrada pela Aliança Empreendedora”, explica o Gerente de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, Edvaldo Picolo. Em 2018, além da versão on-line do concurso, também foram ofertadas opções presenciais para atender a um público com menor acesso à internet ou que tivesse mais facilidade de aprendizado com o suporte direto de um orientador.

Os cursos presenciais, com duração de uma semana, foram ofertados em 15 cidades paranaenses. Além disso, outras 11 cidades receberam os Cineclubes, uma capacitação presencial com duração de três horas e formada pelo uso das web séries do curso on-line e a presença de um facilitador para orientar os participantes. E ainda, com o objetivo de despertar o empreendedorismo entre adolescentes, o concurso inovou com a criação do Projeto Juventude Conectada. Disponibilizada a cerca de 250 alunos da rede pública, a iniciativa levou conhecimento sobre empreendedorismo e desenvolveu competências e habilidades digitais e tecnológicas dos participantes.

Ao todo, mais de mil jovens que já estão empreendendo ou pretendem empreender tiveram acesso a treinamentos que ofereceram ferramentas de fácil aplicação para análise e controle financeiro, precificação, vendas e marketing. “Por meio do programa Geração Empreendedora, queremos incentivar a inclusão de muitos jovens paranaenses ao mercado de trabalho como empreendedores capacitados a gerenciar e ampliar seus negócios”, comenta o Diretor da Unidade de Produção da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR), Marcos Ruza. Além da qualificação, que beneficiou a todos os participantes, 12 empreendedores foram contemplados com investimentos em barras de ouro. A versão on-line do concurso selecionou oito ganhadores (1º e 2º lugares) nas categorias Ideias de Negócio, Negócio, Negócio com Tecnologia, e Negócio com Impacto Social, e os treinamentos presenciais, quatro ganhadores (1º e 2º lugares) nas categorias iniciantes e atuantes, totalizando R$ 51 mil reais em investimentos.

A edição desse ano teve como destaques a grande participação feminina e negócios que valorizam a cultura e produção regional, o meio ambiente e a geração de empregos. O volume de mulheres inscritas na versão on-line do concurso teve um aumento de 14% em relação ao ano anterior, chegando a 56% dos participantes. Já as versões presenciais tiveram, em média, 75% de participação feminina. A ganhadora do 1º lugar na categoria iniciante dos treinamentos presenciais, Edipaula Presa, de Chopinzinho (PR), é um dos exemplos que se destacaram na edição. Ela participou dos treinamentos em sua cidade e das etapas finais, em Curitiba, levando nos braços seu filho de apenas 9 meses de idade. O projeto da empreendedora visa aproveitar na íntegra toda a colheita de banana produzida na propriedade da família e, para isso, criou produtos como banana chips, banana passa com calda, doces e bala de banana. “A participação no concurso ampliou meu conhecimento e me mostrou mais possibilidades de atuação. Antes disso, tinha muitas dúvidas e receio de não ter demanda para meus produtos”, revela Edipaula.

A primeira colocada na categoria Negócio do curso on-line, Kellen Cristina Santos da Silva, de Curitiba (PR), criadora da marca POUS (Por um Sonho), que fabrica tênis a partir de materiais reciclados, com conceito ecológico e vegano, também salienta a importância de ter participado do concurso: “é impagável todo o aprendizado que o Desafio Paraná agregou a minha marca e a minha vida. Aprendemos a planejar nosso negócio de forma mais assertiva, além de termos conhecido pessoas e histórias incríveis. Durante os treinamentos houve muita troca de informação e ajuda entre os participantes”.

Outro destaque na versão on-line do concurso foi a ideia de negócio de Rodrigo Felipe de Moura, que visa diversificar a agricultura de Rio Azul (PR), conhecida pela produção de fumo, com o cultivo e industrialização de plantas medicinais orgânicas.

Assim como esses ganhadores, a grande maioria dos negócios apresentados procura aliar sustentabilidade a oportunidades de mercado que valorizem diferenciais das regiões dos empreendedores. “Foi uma imensa satisfação reconhecer os projetos de tantos jovens que usam seus negócios como forma de desenvolvimento econômico e social”, revela Lina Maria Useche Jaramillo, co-fundadora da Aliança Empreendedora.

A expectativa dos organizadores é ampliar o número de participantes em cerca de 15% para a próxima edição do concurso, que deve ser lançada em setembro de 2019. Mais informações em www.desafioparana.com.br.

Conheça o relatório final do projeto: Relatório_Geração Empreendedora 2018

Sobre a Volkswagen do Brasil

Com 65 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões.

A Volkswagen, que tem o maior portfólio de produtos no País, é a marca que mais cresce, tanto em Vendas como em Participação de Mercado, e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com 3,7 milhões de carros embarcados. Somos 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas, um centro de peças e escritórios regionais em todo o País com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.

Sobre a Aliança Empreendedora

Fundada em 2005 em Curitiba (PR), a Aliança Empreendedora é uma organização social que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolverem negócios inclusivos, além de implementar projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda que oferecem conhecimento, desenvolvimento de redes de relacionamento e mercado e facilidade crédito. Desde sua fundação já apoiou mais de 50 mil empreendedores, por meio de cerca de 130 projetos e mais de 90 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, postos de trabalho e renda através do empreendedorismo. Com sua ação em prol da inclusão e desenvolvimento econômico e social já recebeu diversos reconhecimentos, como o prêmio Visionarius UBS e foi considerada a ONG mais confiável no Brasil na categoria Geração de Renda pela revista Reader´s Digest. Também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs).

Comentários