Skip to main content

2º Encontro de integração Serasa Experian com Microempreendedores relembra conquistas obtidas pelos participantes com o projeto Saúde Financeira – Programa Sonhos Reais

Com o intuito de reunir participantes do projeto e trocar experiências entre parceiros, foi realizado no dia 17 de março o evento de encerramento do primeiro ano de aplicação do projeto Saúde Financeira, desenvolvido em São Paulo-SP pela Aliança Empreendedora em parceria com a Serasa Experian.

O evento foi realizado na sede da Serasa Experian em São Paulo e contou com a presença de 34 microempreendedores apoiados e mentores que integraram o projeto em 2014, assim como gestores do programa na Serasa Experian. A proposta do encontro foi de relembrar as conquistas obtidas ao longo do projeto, e quais mudanças puderam ser identificadas na vida e nos negócios dos microempreendedores apoiados.

DSC_0148-2

Em um primeiro momento os participantes discutiram e levantaram quais foram as mudanças mais significativas que o projeto provocou em suas vidas e negócios, e como isso se refletiu em impacto positivo nas suas comunidades. A ideia foi de analisar quais aprendizados com o projeto serão repassados adiante. As histórias e experiências foram compartilhadas entre o grupo, fazendo com que os próprios microempreendedores e mentores reconhecessem sua importância social.

A empreendedora Tatiana Lobato, apoiada pela Aliança Empreendedora como uma das finalistas no prêmio Pequenas Gigantes – Desafio São Paulo 2013, participou de um bate-papo no evento, onde falou sobre sua trajetória como empreendedora, suas dificuldades, conquistas e aprendizados no processo, e o impacto de suas ações no desenvolvimento do negócio.

DSC_0077

Em uma das atividades com o grupo foi simulada uma feira de serviços/produtos contando com a presença de clientes fictícios. Os participantes precisavam ter e fazer os controles financeiros do empreendimento, pois no decorrer das atividades eram submetidos a intervenções que simulavam imprevistos e que exigiam o conhecimento das informações financeiras para garantir a saúde financeira do empreendimento criado..

Os mentores do projeto também foram convidados a integrar o evento, e participaram de todas as atividades compartilhando as experiências obtidas por meio da mentoria, que aplicaram com os microempreendedores apoiados. A mentoria é uma metodologia de acompanhamento em que um empreendedor experiente, ou então um especialista em gestão, apoia individualmente um microempreendedor, por meio de troca de ideias, experiências e inputs que levem ao desenvolvimento do negócio.

Ao final do evento, a Serasa Experian ofereceu gratuitamente aos participantes dois importantes serviços que ajudam o microempreendedor a acompanhar a utilização do seu CNPJ (MeProteja Empresas) e a renegociar as dívidas pela internet (Limpa Nome Online Empresas).

DSC_0044

Para Tatiana Rogovschi, coordenadora do projeto Saúde Financeira na Aliança Empreendedora, o encontro possibilitou a integração de todos que participaram do projeto. “O encontro foi valioso com a troca de experiências entre os participantes, que reconheceram os próprios avanços e conquistas que tiveram individualmente e com a sua comunidade”.

Reinilda de Oliveira, 48 anos, é proprietária de uma loja de confecções na cidade de São Paulo, e foi uma das microempreendedoras apoiadas pelo projeto. De acordo com ela, o impacto do projeto Saúde Financeira foi a sua mudança de atitude enquanto gestora do negócio. “Estou colocando muitas coisas em prática que eu já sabia, mas não refletia sobre a importância. No projeto eu despertei e tomei atitudes necessárias para desenvolver meu negócio. Agora, eu mesma me cobro para estar mais atualizada com meus clientes, minha produção, e a minha loja”, destacou a empreendedora.

Saúde Financeira

O projeto Saúde Financeira foi desenvolvido e aplicado em 2014 pela Serasa Experian em parceria com a Aliança Empreendedora como uma nova frente do Programa de Voluntariado Corporativo Sonhos Reais. O objetivo foi estimular nos microempreendedores que passam por dificuldades financeiras, a mudança de comportamento e relacionada a controle e gestão financeira, acesso a crédito, poupança e ativação de rede de contatos, procurando um equilíbrio financeiro em seus negócios. Até então, o Programa a Sonhos Reais, atuava apenas na orientação financeira de pessoas físicas.

Em um ano de atividade foram apoiados microempreendedores individuais na cidade de São Paulo nos bairros Jardim Ângela, Centro/ Brás, Guaianazes, Jaraguá e na região metropolita: Guarulhos, e Itaquaquecetuba, além de quatro grupos produtivos que foram assessorados pela metodologia da Saúde Financeira, e que residem em São Bernardo do Campo, Brasilândia, Lapa de Baixo, e Campo Limpo.

Conheça mais sobre o projeto Saúde Financeira

Jornal Hoje fala sobre projeto resultante da parceria entre Aliança Empreendedora e Serasa Experian

Serasa Experian e Aliança Empreendedora finalizam primeira etapa do projeto piloto e já se preparam para segunda rodada de treinamentos

Deixe um Comentário