Skip to main content

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor Brasil – GEM 2015, 35% das mulheres brasileiras têm o sonho de ter o próprio negócio. Ainda segundo a mesma pesquisa, a taxa de mulheres com empreendimentos novos, de até 3,5 anos, supera a taxa de homens com empreendimentos novos.

Sheila Procópio, 42, é uma dessas mulheres, uma empreendedora brasileira, moradora de Diadema-SP, que começou a empreender com quase 40 anos de idade.

Sheila conta que, independente da fase da vida, algo que a acompanhava e que a assombrava, muitas vezes, era a sua diagnosticada desorganização crônica. Foi diagnosticada por uma especialista dos Estados Unidos e fez muito tempo de terapia. Sheila completa que a desorganização crônica não é uma doença, e sim uma característica, e que, se não tratada, pode sim se transformar em doenças como acumulação crônica e depressão. Para ela, uma das piores sensações de tudo isso era o julgamento das pessoas próximas: “No início, não parece um problema, mas as pessoas vão te rotulando como desorganizada. Mais do que a minha desorganização com roupas, armários, ambiente de trabalho, me incomodava a minha desorganização de tempo, de prioridades, comecei 6 faculdades e não terminei, nunca terminava nada o que começava”.

Ela trabalhou como professora de escola por muitos anos, e devido a um enfarte e uma crise de ansiedade, a recomendação médica era que parasse de trabalhar. Sheila passou a estar em casa, e trabalhar na rotina do cuidado dos filhos e da casa.  Porém, nesse momento em que sua energia estava voltada para casa, a desorganização crônica passou a incomodá-la mais, e a convite da irmã, foi a um curso de organização.

O curso de organização transformou a rotina da Sheila, ao organizar-se a partir de um método, de um processo, percebeu que a organização lhe proporcionou uma rotina mais tranquila, com tempo para todas as atividades e até mesmo para o descanso. Se encantou com a transformação que empreendeu em si mesma, e mais do que isso, com a possibilidade de compartilhar essa transformação com mais pessoas. Começou então um negócio de organização.

Ainda muito tímida, trabalhava como personal organizer, oferecendo serviços e pacotes de organização profissional para as pessoas. Seu negócio ia dando certo a medida em que ela ia colocando mais energia, porém, ainda lhe faltava conhecimento de gestão de negócio, e ela não se sentia uma empreendedora profissional.

Isso tudo mudou há 2 anos, quando seu marido perdeu o emprego, e com 2 filhos pequenos, a necessidade de trazer renda para casa se intensificou. E para isso, precisava aprender sobre gestão de negócios e empreendedorismo. Foi nesse momento da vida que a Sheila conheceu a Escola Brilhante – um curso online e grátis para mulheres abrirem ou aperfeiçoarem o próprio negócio. Em 2015, Sheila fez as 20 vídeo-aulas da Escola Brilhante.  Com conteúdo desenvolvido pela Aliança Empreendedora e assuntos que vão desde como começar um negócio, estrutura de modelo de negócios, gestão financeira e de tempo, divididos em aulas rápidas de 5 minutos, Sheila deu o passo que precisava para profissionalizar o seu negócio: ”Hoje eu me considero uma empresária, sei quanto entra e quanto sai, administro um negócio sério e não tenho medo de precificar, o que antes para mim era um grande bicho papão. E foi a Escola que me deu toda essa base para acertar o meu caminho”.

Para Sheila, as principais mudanças foram aprender a precificar seu trabalho: colocar um valor justo que viabilizasse o negócio nas horas de consultoria, palestras e produtos; aprender a fazer sua gestão financeira e separar o dinheiro dela do dinheiro do negócio, além de começar a exercitar sua visão de futuro e planejar onde quer chegar com seu negócio.

Agora, a Sheila está arrasando nas consultorias, palestras, nas vendas de organizadores de closets e aromatizadores de ambiente. Seu próximo passo? Atravessar o oceano atlântico em dezembro de 2016. Foi convidada para ministrar um workshop de organização em Lisboa, Portugal, para mães e donas de casa.

Para conhecer o trabalho da Sheila e contratar seus serviços, acesse sua página no Facebook:  https://www.facebook.com/SPKIHOUSE/

Assim como a Sheila, mais de 60 mil mulheres já passaram pela Escola Brilhante e estão transformando seus negócios.

A Escola Brilhante é rápida, gratuita e online, e pode ajudar você que quer abrir um negócio, ou desenvolver seu negócio já existente. É só acessar: www.escolabrilhante.com.br

A Escola Brilhante é uma iniciativa da marca Brilhante, em parceria com a Aliança Empreendedora e a Escola de Você.

Deixe um Comentário