Aliança Empreendedora carregando
Blog
Com Cineclube, qualificação gratuita de empreendedores fica acessível para todo o país

Com Cineclube, qualificação gratuita de empreendedores fica acessível para todo o país

Com formato inovador, a metodologia Cineclube tem o objetivo de alcançar e estimular o empreendedorismo comunidades de todo o Brasil

Dar condições para que organizações locais empreendam e desenvolvam projetos de geração de renda em seus territórios, proporcionando qualificação e facilidade de acesso a formações por meio de ferramentas gratuitas e diretas. Essa é a premissa da metodologia Cineclube.

Desenvolvida pela Aliança Empreendedora, a metodologia possibilita que pessoas, simpatizantes e organizações interessadas em fomentar o ecossistema  do empreendedorismo em nível local possam acessar e replicar material da plataforma tamojunto.org.br, aliado a conteúdos de apoio desenvolvidos pela Aliança Empreendedora, para inspirar e apoiar pessoas em seus processos de empreender.

“O que pretendemos com a metodologia Cineclube é facilitar o acesso ao treinamento para empreendedores, de modo que qualquer pessoa que queira promover uma roda de conversa com esse público tenha disponível um passo a passo de como fazer isso, e também material para promover uma conversa interessante com os empreendedores, mesmo sem ter formação na área de gestão ou de administração. É uma metodologia muito simples para espalhar a cultura empreendedora”, analisa Helena Casanovas Vieira, cofundadora e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Aliança Empreendedora.

Diferentemente de outras metodologias desenvolvidas e adotadas pela Aliança, o Cineclube não requer treinamento presencial para ser aplicado. Um Guia do Orientador é disponibilizado aos interessados, com sugestões de atividades complementares à exibição dos vídeos.

O conteúdo, modular, pode ser usado da maneira que melhor se encaixar em cada caso, priorizando o que é necessário às comunidades. O facilitador local, responsável pela realização do encontro, promove a exibição dos vídeos escolhidos, em formato de projeção em telão, e atividades complementares na sequência.

“A metodologia é adequada para que muitas pessoas possam aplicá-la. Por isso, é realmente escalável. Nosso desafio é incentivar que chegue ao maior número de pessoas possível e manter contato para saber como estão utilizando o material. O feedback é importante para ajustes e melhorias contínuas se necessário, e também para que a gente conheça o impacto da sua aplicação”, completa Helena.

Na prática

No âmbito do projeto Negócios na Comunidade, dentro do qual foi desenvolvida a metodologia Cineclube, a meta inicial da Aliança Empreendedora é atender inicialmente 140 empreendedores nas cidades de Poços de Caldas (MG) e Juriti (PA), metade em cada uma delas, com objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de geração de renda onde há atuação do Instituto Alcoa, organização parceira na realização deste projeto. As capacitações serão realizadas nas cidades por meio de duas organizações aliadas, a Guarda Chuva em Poços de Caldas, e a ACEJ – Associação Comercial e Empresarial de Juruti. Ambas são fundamentais para a execução local das atividades do projeto, para isso passaram por treinamento com a Aliança Empreendedora dentro da metodologia e agora iniciaram mobilização das turmas, para então dar início aos encontros de capacitação.

IMG_20180417_142334

Maurício Picanço, assessor de Empreendimentos e de Aliadas da Aliança Empreendedora, aponta que a flexibilidade da metodologia Cineclube, aliada a seu caráter modulável, no sentido de possibilitar a abordagem de temas específicos e de interesse de cada grupo, garante que ela seja muito mais escalável: “As turmas podem ter até 40 pessoas. Tendo as videoaulas e a condução do facilitador, em acordo com o Guia do Orientador, é possível apoiar cada vez mais empreendedores. E também há o networking que esses encontros proporcionam, de possibilitar que se conheçam novas pessoas numa turma, o que contribui para ampliar a rede de contatos”.

IMG_20180322_113549 (1)

Organizações e pessoas interessadas em conhecer e aplicar a metodologia podem entrar em contato com a Aliança Empreendedora pelo e-mail aliadas@aliancaempreendedora.org.br

Comentários