Skip to main content

 

A Aliança Empreendedora agora conta com uma coluna mensal no caderno “Empreender” da Gazeta do Povo, jornal da capital paranaense. Quem escreve é o co-fundador e Diretor de Parcerias e Oportunidades de Impacto Rodrigo Brito.

Confira o primeiro texto:

Empreender é um conjunto de habilidades

Por que algumas empresas crescem enquanto outras fecham ou ficam estagnadas? Não, não vamos tratar aqui sobre plano de negócios, sobre a importância da gestão ou como atrair clientes, vamos falar da origem e essência de onde tudo isso se desenvolve, a ação empreendedora!

Você pode pensar: “Ah, mas eu não sou empreendedor!”, como se “ser empreendedor” fosse um dom, acontece que ninguém nasce empreendedor, não é algo genético ou divino, mas um conjunto de crenças e habilidades que todos podem desenvolver.

Em sua origem, “empreender” significa “tentar, experimentar, decidir-se a fazer algo”, já “empreendedor” (do francês entrepreneur) é “aquele que se compromete com um trabalho ou uma atividade específica, significativa e que gera valor”. Portanto, não se trata apenas de “montar empresas”, mas de fazer algo que seja novo e relevante para um setor e a sociedade. É por isso que todos podem ser empreendedores, seja montando negócios, ONGs ou criando iniciativas no seu emprego ou comunidade.

Agora, quais são e como desenvolver este conjunto de habilidades chamado empreendedorismo? A primeira habilidade é a de se conhecer. Saber o que gosta e quer fazer, o que quer aprender, criar ou mudar, projetando uma visão futura de si mesmo.

A segunda é a habilidade de aprender sempre e de todo lugar, ser curioso e formar um amplo repertório de conhecimento a partir de estudos, diálogos e experiências. Quanto maior seu repertório, mais ideias e soluções irá criar.

A terceira habilidade é a de fazer contatos e formar redes. Para isso é preciso saber escutar, identificar convergências e aprender a vender suas ideias. Além de clientes e oportunidades, praticamente tudo o que você precisa para a sua iniciativa pode ser viabilizado através de uma rede bem cultivada.

Por fim, a última habilidade é a de praticar “treinando forte” e não desistir. Se empreender é um conjunto de habilidades, a perfeição vem pela prática e estudo contínuos. Com isso, a cada dia você estará empreendendo melhor, com uma visão mais clara de si mesmo, ampliando o seu repertório e fortalecendo a sua rede!

Quer testar suas habilidades? Defina um objetivo e comece pequeno. Você vai se surpreender com o empreendedor que tem dentro de você!

 

Deixe um Comentário